Especialistas apresentam procedimentos cirúrgicos menos invasivos durante o primeiro dia do Congresso Mundial de Mastologia

Sem categoria
11 de outubro de 2012
por Genilson Coutinho


O primeiro dia do 17º Congresso Mundial de Mastologia reuniu nomes importantes da medicina, como o baiano Dr. Ézio Novais, presidente da Sociedade Mundial de Mastologia e Dr. Carlos Ruiz, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia. O evento foi prestigiado por autoridades locais, como o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, e a primeira dama do estado, Fátima Mendonça.
Um dos principais temas abordados pelo I Fórum Internacional sobre a Saúde da Mama foi a mastectomia, tão temida pelas mulheres diagnosticadas pela doença. “Hoje em dia somos mais conservadores e evitamos a retirada total dos seios”, diz Dr. Carlos Ruiz. “As mulheres morrem quando há metástase nos órgãos vitais e não quando somente a mama é atingida”, explica.
Segundo o especialista, o câncer de mama demora entre oito a dez anos para atingir um centímetro, daí em diante o risco de metástase é grande, por isso os exames preventivos são tão importantes.
“Gostaria de parabenizar Dr. Ézio Novais e Dr. Carlos Ruiz pelo brilhante congresso e por trazer à nossa Bahia os melhores especialistas do mundo. É uma grande oportunidade para levar conhecimento e informação aos estudantes, aos profissionais e à população”, disse Jorge Solla, secretário de saúde do Estado da Bahia, na abertura do Congresso.
O agradecimento foi retribuído pelo presidente da Sociedade Mundial de Mastologia, Dr. Ézio Novais, que destacou a presença da primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, e agradeceu a presença do público, que ocupou todas as cadeiras presentes no auditório.
17º Congresso Brasileiro de Mastologia
Entre os dias 10 e 13 de outubro, a capital baiana recebere o 17º Congresso Mundial de Mastologia, no Bahia Othon Palace. O evento é promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia e reunirá mais de 120 palestrantes convidados estrangeiros, vindos de mais de trinta países, de cinco continentes, além de aproximadamente 150 palestrantes do Brasil.
“O programa está muito rico, com mesas, simpósios, palestras e conferências. Temos certeza de que vai ser um sucesso! A escolha do Brasil como sede deste evento ocorreu pelo reconhecimento da pujança da Sociedade Brasileira de Mastologia e do elevado nível da mastologia do nosso país”, afirma Dr. Ezio Novais Dias.
Detalhes sobre a programação, horários e nomes dos palestrantes estão disponíveis no site www.mastologia2012.com.br.
SERVIÇO:
17º Congresso Mundial de Mastologia

Quando: 10 a 13 de outubro

Local: Bahia Othon Palace Hotel

Acompanhe também o Dois Terços pelo Twitter
Curta a página do Dois Terços no Facebook