Espaço Xisto recebe Mostra Artística de danças urbanas e exposição da fotógrafa Shai Andrade

No Circuito, Teatro
27 de julho de 2017
por Genilson Coutinho

No próximo dia 30 de julho (domingo), às 18h, acontece no Espaço Xisto Bahia, a Mostra Artística de danças urbanas, com foco no estilo de dança urbana “stiletto’, modalidade que parte do estudo do corpo feminino que está sobre o salto alto, onde se trabalha a postura, o equilíbrio e a sensualidade. O evento, que é inteiramente gratuito, terá a participação de grupos de dança que pesquisam este estilo e outras modalidades de danças urbanas, além da apresentação da premiada drag queen baiana Yanna Stefens.

A Mostra faz parte do projeto Atitude Bahia, idealizado pelo professor e dançarino Vinícius Nascimento (BA) e é uma ação resultante da oficina ministrada pelo próprio Vinícius e Juliana Donato (RJ), coreógrafa especializada em danças comerciais e pioneira do Stiletto no Brasil, com trabalhos ao lado de artistas como Anitta, Valesca Popozuda e chamadas televisivas. O stiletto em específico é uma dança feminina, sensual, elegante e estética, criada através de um estudo de comportamento feminino e de movimentações e possibilidades no salto alto. Então é uma dança onde homem ou mulher, não importa a sexualidade, ela tem que ser executada com muita feminilidade, sensualidade e elegância”, esclarece Vinicius.

Além das apresentações, o público terá a oportunidade de visitar gratuitamente no foyer do Teatro Xisto Bahia a exposição “Atitude Bahia”, com imagens produzidas pela fotógrafa Shai Andrade, da oficina de waacking / vogue ministrada por Jo Cardoso (PR) e Barbe Zion (RJ) e da oficina de jazz funk, ministrada por Andreza Bastos (BA) e Andrew Lima (SP), assim como das duas Mostras Artísticas já realizadas. A exposição propõe materializar a poética do corpo dançante, com um acervo acerca da produção em dança urbana contemporânea. Visitação aberta, 30 de julho, a partir das 16h.

Atitude Bahia financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia continuará com suas ações até setembro de 2017, com todas as atividades com enfoque em danças oriundas do Estados Unidos, como Waacking, Vogue, Stiletto e Pop Dance Heels. O projeto entrecruza questões políticas na seara dos estudos de gênero, mesclando o estudo prático – o movimento corporal, a ação artística – em novos estilos de dança e a reflexão teórica dos estudos sobre o assunto. Para o jovem negro Lucas Montty, 17 anos, participante da mostra artística realizada no dia 16 de julho, “Nós temos que lutar pelo nosso espaço. Pois somos humanos! Dar espaço para todxs”.

Serviço:

O que: Mostra Artística | Projeto ATITUDE BAHIA

Quando: 30 de julho

Quanto: Gratuito

Informações: http://atitudebahia.com.br

Crédito das fotos: Shai Andadre

Realização: PROJETO ATITUDE Bahia

Apoio financeiro: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.