Espaço Xisto Bahia realiza oficina de Parkour gratuita

Sem categoria
17 de junho de 2013
por Genilson Coutinho

Utilizar as construções físicas do Barris para propor movimentos do corpo, percorrer muros, saltar obstáculos, pular sobre bancos e escadas. Serão esses alguns dos exercícios praticados pelos participantes da oficina de Parkour, a qual será realizada pelo Espaço Xisto Bahia nos dias 16 e 17 de junho, das 15h às 18h, com orientação de João Rafael Neto e Vinicius Queiroz.

A ação integra o projeto Cultura em Campo – Esporte & Arte na Cidade, realizado pelo Espaço em função da Copa das Confederações. A inscrição é gratuita e poderá ser feita no Espaço Xisto Bahia – Barris – no primeiro dia de atividades. É importante que o participante esteja presente às duas sessões de exercícios. Podem participar adolescentes, jovens e adultos. É necessário que os mesmos estejam trajando tênis e calça de tecido leve.
“A oficina é uma introdução as técnicas de fundamento do Parkour,
como equilíbrio, amortecimento, rolamento e transposição, associadas a
Dança, uma Dança que aproxima o corpo da cidade e traz uma nova vivência e leituras desse espaço urbano”, afirma Neto. O Parkour é uma técnica francesa que mistura Esporte e Dança e se vale da geografia urbana para se realizar. É exatamente esta característica peculiar que o traz para o centro das atividades do projeto Cultural em Campo – Esporte e Arte na Cidade.

João Rafael Neto é dançarino e coreógrafo e exerce atividades de pesquisa nas áreas das Artes Cênicas, estudando a hibridação entre técnicas de movimento, novas tecnologias e esportes de ação urbanos, como o BMX STREET e o LE PARKOU. Tem conhecimento em diferentes áreas estéticas de danças – Ballet Clássico, Dança Moderna, Contemporânea e Popular. Formado em Técnico em Dança – Habilitação em Coreografia – pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), trabalhou com companhia de dança e teatro, dentre elas o Balé Jovem de Salvador, Grupos Finos Trapos, Cia Viladança, Sem Cia de Dança, CIA de Dança do SESC Petrolina, CIA Circulando de Teatro.
Vinicius Queiroz é graduando em Educação Física, estudante e entusiasta da prática do Parkour há sete anos, dedicando-se, atualmente, ao estudo da corporeidade e motricidade, especialmente, a reapropriação da movimentação natural do corpo humano enquanto forma/meio de desenvolvimento físico, mental e social.