Espaço PrEPara é inaugurado em Salvador

AIDS em pauta, Notícias
8 de julho de 2019
por Genilson Coutinho


Salvador vai receber, a partir desta terça-feira, 9 de julho, Espaço PrEPara, que faz parte de um projeto de prevenção ao vírus HIV e outras IST, para adolescentes gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres trans (TrMT), com idades entre 15 e 19 anos. O evento de inauguração contará com a presença dos Reitores da UFBA e da UNEB, representantes de órgãos de saúde estaduais e municipais e membros de movimentos sociais voltados ao público LGBTQI+.

O projeto, que é vinculado a Unitaid, Fiocruz, UFBA, UNEB e Ministério da Saúde, além de ser realizado em parceria com diversos órgãos de saúde municipais e estaduais, trabalha com Prevenção Combinada e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste no uso diário de um comprimido que impede que o vírus HIV se estabeleça e se espalhe no organismo. Esta tecnologia já foi testada em diversos estudos científicos, que mostraram alta eficácia na prevenção da infecção por HIV.

O Espaço PrEPara vai funcionar no Casarão da Diversidade, que já atua com a realização consultas médicas, de enfermagem, farmacêutica, assistência social e psicologia, com vistas à prevenção combinada. Além disso, disponibiliza preservativos, gel lubrificante, testagem rápida para HIV e sífilis e outros exames laboratoriais relacionados à detecção de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Todos esses serviços são oferecidos gratuitamente aos participantes.

O Casarão da Diversidade funciona na Rua do Tijolo, 8, Centro Histórico (Pelourinho), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone para contato é (71) 3321-4175.

Fique por dentro ?