Espaço Cultural Alagados recebe estreia nacional de “Terra Fértil em Maré Cheia”

Cinema, No Circuito
14 de março de 2017
por Genilson Coutinho

Foto: Alex Oliveira

Nesta terça-feira (14), às 19h, o Espaço Cultural Alagados exibe filme ‘Terra Fértil em Maré Cheia’.  O evento é fruto da parceria do Coletivo Urucum, de São Paulo, com a SecultBA, que já havia promovido a estreia do filme ‘Toda Reza’, em 2015. A première tem entrada franca e classificação livre.

Com direção de Karen Furbino, o filme aborda histórias das parteiras do estado de São Paulo, seus conhecimentos e experiências. O documentário propõe a discussão sobre a liberdade feminina diante do machismo, da crescente medicalização da saúde, da violência obstétrica, além da ‘gourmetização’ e do encarecimento do parto humanizado. O projeto revela a beleza do parto natural, mostrando o lado espiritual do ritual, apontando esse como caminho. Outro debate levantado é o apagamento da ancestralidade afro-indígena na sociedade sobre esse processo em especial.

Sobre a parceria, a diretora comenta a importância desse tipo de iniciativa para o coletivo, que é formado por jovens da periferia de São Paulo. “Compreendemos na pele o que é ser preterido no acesso à cultura, educação e lazer. A periferia é o centro, a base dela está nos braços que constroem e as pernas que suportam. No entanto, a ela tudo é negado”, comenta Karen Furbino. Para ela, o cinema deve ser uma ferramenta para propagar a informação, propiciar a reflexão, permitir a desconstrução e a reconstrução, engendrar a transformação.

Para Jamira Alves, coordenadora do Espaço Cultural Alagados, esse tipo de iniciativa é essencial para a formação dos jovens da comunidade, mas não só. Na parceria anterior com o coletivo, participaram pessoas de todas as idades. “Aqui não é uma sessão de cinema comercial. Estamos aqui para promover o debate, a reflexão, sobre nossa condição, nossos valores, nossa sociedade. Na sessão passada, tivemos a alegria de ter de crianças a senhoras discutindo a intolerância religiosa. Foi um momento lindo e tenho certeza que repetiremos isso na terça”, comenta.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

SERVIÇO

Estreia nacional do documentário “Terra Fértil em Maré Cheia”

Quando: 14 de março (terça-feira), às 19h

Onde: Espaço Cultural Alagados (R. Silvino Pereira – Uruguai, Salvador – BA)

Valor: Gratuito