Erica Malunguinho e Manuela D’Ávila são convidadas da sessão da Comissão dos Direitos da Mulher

Notícias
27 de março de 2019
por Genilson Coutinho


A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza na próxima quinta-feira, dia 28 de março, a Sessão Especial “Mulheres na Luta: Direitos, Resistência, Poder e Democracia”. A atividade será iniciada às 14h30, no plenário da ALBA, e terá como objetivo debater sobe as desigualdades de gênero, o aumento da violência contra a mulher, feminismos, a retirada de direitos e os retrocessos nas conquistas históricas das mulheres.

A ex-candidata a vice-presidente da República do Brasil, Manuela D’Ávila, e a primeira deputada estadual Trans de São Paulo, Erica Malunguinho, fazem parte da programação do evento, que contará também com a participação dos movimentos sociais. Na oportunidade, as deputadas que compõem a Comissão homenagearão mulheres que se destacam pela importante atuação na luta por direitos, valorização e empoderamento das mulheres no estado.

A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba, Olívia Santana, destaca que o debate sobre as desigualdades de gênero é fundamental, pois “temos uma matriz civilizatória machista, marcada pelo patriarcado, e essa é uma questão que não ficou no passado, que se atualizou ao longo do tempo. Renovam-se as formas de discriminação, de preconceito contra a mulher, mas o conteúdo é o mesmo. É um conteúdo que assegura privilégio para os homens e que confina as mulheres em determinados espaços da vida social”.

Perfil
Erica da Silva – Conhecida também como Erica Malunguinho é uma educadora, artista plástica e política brasileira. Em 2018, elegeu-se deputada estadual por São Paulo, sendo a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Erica é mestra em estética e história da arte pela Universidade de São Paulo (USP) e criadora da Aparelha Luzia, um espaço para fomentar produções artísticas e intelectuais na capital paulista.

Manuela D’Ávila – É uma jornalista e política brasileira, filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 a 2015 e líder de seu partido na Câmara dos Deputados, em 2013. Natural de Porto Alegre, começou sua carreira política no movimento estudantil e depois ingressou na política partidária. Foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre, eleita em 2004. Foi eleita deputada federal em 2006 e reeleita em 2010, alcançando recordes de votação.

Concorreu à prefeitura da capital gaúcha duas vezes. Em 2014, foi eleita deputada estadual com a maior votação para o cargo naquele ano. Em 2017, foi indicada por seu partido como pré-candidata à Presidência para a eleição de 2018. No entanto, desistiu da candidatura e foi escolhida por Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, como sua candidata a vice-presidente.