Entrega do 13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade acontece na próxima sexta feira 3, em SP

Sem categoria
29 de abril de 2013
por Genilson Coutinho

O Musical Éramos Gays vai receber prêmio na categorial música


O 17º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo inicia na próxima sexta-feira (3) e a abertura da programação será marcada pela noite de entrega do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, às 19h, no Theatro São Pedro. Com entrada gratuita, a cerimônia homenageia personalidades, entidades, autoridades políticas e ações culturais que contribuíram para o avanço dos direitos humanos da população LGBT no último ano. Várias atividades oficiais e paralelas movimentam a cidade até o dia 02 de junho, quando mais uma edição da Parada vai ocupar a Avenida Paulista.

O Prêmio é promovido pela APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) desde 2001, às vésperas da manifestação. Neste ano, a entidade realiza a cerimônia exatamente um mês antes da Parada como forma de destacar sua importância no calendário e dar mais visibilidades aos homenageados. Esta é também a primeira vez em que o evento tem como sede o Theatro São Pedro, espaço centenário considerado patrimônio cultural do Estado e que conta com capacidade para mais de 600 espectadores.

As categorias do Prêmio são: Ação Política, Ação Cultural, Militância, Direito, Justiça, Educação, Esporte, Saúde, Artes Cênicas, Cinema Ficcional, Documentário, TV, Literatura, Imprensa, Publicidade, Internet, Memória, Opinião e Internacional. Para a escolha dos premiados, a APOGLBT fez uma consulta pública através de seu site, entre os meses de janeiro e fevereiro.

A entrega dos troféus será acompanhada pelas apresentações musicais da Camerata Darcos e do grupo Samba de Rainha. Para assistir a cerimônia é necessário confirmar a presença com através do e-mailthiagopremio@paradasp.org.br.

O Theatro São Pedro fica na Rua Albuquerque Lins, 207, Santa Cecília (próximo à estação Marechal Deodoro do metrô). Acompanhe o site da APOGLBT durante a semana para saber quem são os premiados.

13 anos de Prêmio

O Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade surgiu com o objetivo de lembrar os fatos mais significativos no cenário político, social e cultural para a população LGBT, contribuindo na promoção dos direitos humanos. Significa o reconhecimento da atuação dos premiados como sendo de alta representatividade na vida de lésbicas, gays bissexuais, travestis e transexuais, e também um momento de divulgação e valorização das atividades que contribuíram com o movimento na consolidação do respeito à diversidade, bem como um estímulo às práticas socialmente responsáveis.

O design dos troféus utilizados desde a primeira versão foi criado e doado para APOGLBT pelo arquiteto e jornalista Duílio Ferronato. As 12 edições anteriores contabilizam mais de 250 contemplados que já o receberam (clique aqui e saiba quais foram os ganhadores de 2012).

17º Mês do Orgulho LGBT

“Para o armário, nunca mais! – União e conscientização na luta contra a homofobia” é o tema neste ano do calendário promovido pela APOGLBT. Com a frase, a organização pretende dar uma resposta ao recrudescimento do conservadorismo, observado no atual cenário político do país, afirmando que a luta pela cidadania plena e a isonomia de direitos é um caminho que não permite retrocessos.

Além do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, o Mês do Orgulho LGBT já tem confirmado o Ciclo de Debate, a Feira Cultural LGBT e a Parada. Nos próximos dias, novas atividades serão divulgadas. Confira todos os detalhes da programação oficial

SERVIÇO

13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade
3 de maio – às 19h
Theatro São Pedro – Rua Albuquerque Lins, 207, Santa Cecília – próximo à estação Marechal Deodoro do metrô (veja o mapa)
Entrada gratuita, mediante confirmação através do e-mail thiagopremio@paradasp.org.br.
Lotação: 636 lugares
Acessibilidade para pessoas com deficiência