Entidade Estudantil realiza oficina de combate à homofobia

Sem categoria
31 de agosto de 2011
por Genilson Coutinho

A Assembleia Nacional de Estudantes – Livres da Bahia (ANEL –BA) realizará, no dia 06 de setembro (terça-feira), às 14h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, a 1° Oficina LGBT da entidade. O objetivo da atividade é discutir a homossexualidade e a homofobia à luz da recente decisão favorável, do Supremo Tribunal Federal (STF), à união estável homoafetiva, bem como o aumento dos índices de agressões homofóbicas ocorridas em todo o país. A Oficina terá, ainda, como tema o debate sobre a criminalização da homofobia proposta do PLC 122/06. Após a oficina, por volta das 17h, a entidade realizará um beijaço, no Farol da Barra. “O beijaço é um ato simbólico e visa demonstrar que todos, independente da cor, gênero e orientação sexual, tem o direito à felicidade”, afirma Danilo Marques, membro da ANEL -BA e um dos organizadores da Oficina.

O PLC 122/06 é resultado da ação de diversas entidades que combatem à homofobia no Brasil. O projeto torna crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero – equiparando esta situação à discriminação de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, sexo e gênero, ficando o autor do crime sujeito a pena, reclusão e multa.

Só no ano de 2010, foram registrados 260 crimes homofóbicos no país, segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), organização que contabiliza e estuda este tipo de violência em todo o Brasil. 43% destes crimes cometidos no ano passado aconteceram somente no Nordeste. Nos índices preliminares deste ano, o estado de Pernambuco aparece em primeiro lugar com 15 mortes motivadas por homofobia. A Paraíba aparece em segundo (12 mortes) e a Bahia, em terceiro (11).

É neste contexto que a ANEL-BA propõe debater o preconceito vivido pelos homossexuais na Bahia e em todo o país. A oficina será ministrada por membros da Comissão de Combate às opressões da entidade. A atividade é gratuita e aberta ao público.

ANEL – BA
Contatos: Danilo Marques – (71) 88579140
O quê: 1° Oficina LGBT da ANEL – BA
Onde: Faculdade de Direito da UFBA
Quando: 06 de setembro (terça-feira), às 14h.
Atividade gratuita e aberta ao público.

 

 

Após oficina, entidade realizará beijaço contra homofobia no Farol da Barra