Encontro de Jovens Gays terá marcha contra a homofobia em Maceió

Genilson Coutinho,
21/05/2012 | 11h05

O I encontro nacional de jovens gays e AIDS inicia na próxima sexta, 25, na Associação Comercial de Maceió,no Jaraguá-Maceió Alagoas e vai até domingo, 27. Realizado pela Articulação Brasileira de Jovens Gays (Artgay Jovem)  e pela ArtGay ( Articulação Brasileira de Gays ) com apoio do Grupo Gay de Maceió o evento terá a participação de 120 jovens ativistas de todo o Brasil e conta com apoio do Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura Municipal de Maceió e Ministério da Saúde/Departamento de DST/HIV/HV.

Com o tema “Construindo uma agenda política para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia” o evento apresenta uma programação de mesas e debates que envolvem a juventude gay no campo da saúde, educação, segurança pública e a discriminação no Brasil. Confira aqui a programação completa.

De acordo com o Coordenador Nacional da Artgay, Léo Mendes, que estará no evento, “Todos os dias 8 gays morrem vítimas da Aids e a cada dois dias um homossexual é cruelmente assassinado no Brasil.Os Jovens Gays estão mais vulneráveis na escala da violência. O Evento pretende pedir o apoio dos Heterossexuais para a aprovação do PLC 122 que criminalizará a Homofobia e mais recursos para prevenção da Aids junto aos Jovens Gays”.

Marcha Contra a Gayfobia LGBT  acontece no domingo entre as atividades do encontro está programada uma marcha contra a homofobia. A “marcha estadual da Diversidade LGBT” como está sendo chamada pelos ativistas terá concentração a partir de 13:00h no domingo, 27, na praia de sete coqueiros com cortejo até a praça de multe eventos.

O objetivo da marcha é denunciar o aumento no número de assassinatos de

homossexuais que acomete, sobretudo, a juventude brasileira e reivindicar a

aprovação do PLC122 – projeto de lei em tramitação no Senado e que pretende criminalizar atos discriminatórios contra homossexuais.