Encontro de João Donato e Tulipa Ruiz é atração do 5º Festival Radioca

Música, No Circuito
27 de agosto de 2019
por Genilson Coutinho

O atemporal João Donato (AC) e a inquieta Tulipa Ruiz (SP) trazem à 5ª edição do Festival Radioca o novíssimo projeto que os reúne em cena e celebra suas afinidades. Misturando seus repertórios próprios e reinterpretando suas composições um acompanhando o outro, o show inclui também as duas músicas que gravaram juntos, recém-lançadas num compacto. A dupla será atração do final de semana do evento, que acontece entre os dias 6 e 10 de novembro em diferentes espaços de Salvador. Ingressos já estão à venda em www.sympla.com.br/radioca2019.

 Criada ao som de Donato, que pontificou em muitos dos discos que ouviu menina, Tulipa está vendo sua estrada juntar-se à de seu ídolo. Há alguns anos, eles vêm mantendo uma relação de trocas. O veterano artista participou do disco “Dancê”, de Tulipa, Grammy Latino de 2015, cantando e tocando “Tafetá”, uma música escrita em sua homenagem por ela e o irmão-parceiro Gustavo Ruiz. No ano anterior, Donato já havia convidado Tulipa para participar do relançamento de “Quem é Quem” (1973), um de seus discos mais emblemáticos. Tudo isso havia começado em um pocket show em 2011, quando o artista acreano, considerado um dos grandes nomes da música brasileira, apareceu com um arranjo para “Efêmera”, da agora oficialmente parceira.

 O compacto resultante deste encontro apresenta as canções “Gravidade Zero”, composta pela dupla, e “Manjericão”, de Tulipa e Gustavo Ruiz, surgidas em meio aos ensaios para a estreia do show conjunto. O trabalho é feito com a banda Pipoco das Galáxias (Gustavo Ruiz, Samuel Fraga, Gabriel Mayall) e o trombonista da banda Bixiga 70, Doug Bone, tendo ainda a participação especial de Edgar, O Novíssimo, na segunda faixa. No set list do espetáculo, somadas às inéditas, tem, por exemplo, “Patumbalacundê”, “Chorou Chorou” e “Bananeira”, de Donato, “Efêmera”, “Víbora” e “Prumo”, de Tulipa, além de “A Bruxa de Mentira”, de João com Gilberto Gil.

 O Radioca

Realizado anualmente desde 2015, e já figurado entre os principais eventos musicais do país, o Radioca mapeia a música brasileira e apresenta artistas relevantes, entre consagrados em reinvenção na carreira e apostas certeiras, assumindo o lema de “A música que você ainda vai ouvir”. Com produção da Tropicasa Produções, o 5º Festival Radioca é patrocinado e apresentado pela Puro Malte Tropical Devassa. Tem patrocínio de Natura Musical e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Conta com apoio do Sympla, plataforma oficial de vendas, e o Spotify é o Player Oficial.

 “Acreditamos que existe um fio condutor que rege as transformações que estamos vendo na música brasileira, e isso está ligado à criatividade transformadora do brasileiro, que nós enxergamos como nossa identidade tropical”, afirma Gabriel D’Angelo Braz, gerente de Marketing da marca Devassa, do Grupo HEINEKEN no Brasil. “Desenvolvemos uma rede de parceiros com os principais produtores culturais de todo o Brasil e juntos cocriamos uma plataforma que enaltece o movimento da nova música brasileira”, completa Gabriel.

 Pelo quarto ano, Natura Musical aposta no Radioca. “O Natura Musical busca alavancar o desenvolvimento da cena independente da música brasileira. Por isso, entendemos que apoiar festivais regionais é decisivo para essa finalidade. Os festivais estimulam todo o ecossistema da música, graças ao seu potencial de formar público e criar novas pontes entre artistas e audiência”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

 “O Radioca traça, anualmente, um panorama de tendências da música brasileira, com a participação de artistas consagrados e nomes em ascensão. É um evento que favorece o intercâmbio entre músicos baianos e de outros estados e, além disso, tem o compromisso com a reflexão sobre a cadeia produtiva da música”, avalia Alexandre Simões, superintendente de Promoção Cultural da SecultBA.

 Sobre Devassa – Tropical Transforma

A marca lança uma plataforma musical com o objetivo de dar voz, e palco, ao que chama de nova música tropical brasileira, além de ser um canal aberto de conteúdo e reflexões sobre todas essas transformações culturais. Em fevereiro, Devassa apresentou seu novo posicionamento, “Tropical Transforma”, que enaltece a criatividade transformadora brasileira como representação do que quer dizer “tropical”, deixando para trás clichês que automaticamente remetem à palavra: praia, sol, coqueiros. Com isso, busca mostrar que a música é uma das principais manifestações por onde esses signos culturais brasileiros vêm se ressignificando. Devassa é hoje patrocinadora dos principais festivais de música brasileira do país, entre eles Radioca, Bananada, Sarará, Do Sol, Serasgum, GTR, Wehoo, entre outras iniciativas.

 Sobre Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2018, o edital do programa selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos, e estabeleceu parcerias com 10 festivais independentes de Norte a Sul do país. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 100 shows para adultos e crianças ao longo de 2018.

5º FESTIVAL RADIOCA

6, 7, 8, 9 e 10 de novembro de 2019

Salvador, Bahia, Brasil

Programação:

  • 6/11 (qua): Tim Bernardes (SP), Tiganá Santana (BA) e Amaro Freitas Trio (PE)

No Teatro Castro Alves (TCA)

  • 7/11 (qui): Dois shows

Local a divulgar em breve

  • 8/11 (sex): “Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, com três artistas

Local a divulgar em breve

  • 9/11 e 10/11 (sáb e dom): João Donato e Tulipa Ruiz + outras 10 atrações

Local a divulgar em breve

Preços do 1º lote:

  • Ingressos avulsos para 6/11: R$ 30 e R$ 15
  • Ingressos avulsos para 9/11: R$ 40 e R$ 20
  • Ingressos avulsos para 10/11: R$ 40 e R$ 20
  • Dobradinha Final de Semana: R$ 70 e R$ 35

Vendas:

  • Sympla – plataforma oficial de vendas: www.sympla.com.br/radioca2019
  • Excepcionalmente para o dia 6/11 no TCA: Bilheteria do TCA, SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou canais digitais da Ingresso Rápido (site e aplicativo)

Classificação indicativa: 18 anos

www.radioca.com.br/festival

www.facebook.com/radiocabahia

www.instagram.com/radioca_