Empossada primeira diretoria LGBT DE Irecê
“Irecê mostra hoje para a Bahia que é mais um município a apoiar e defender o movimento LGBT. É um marco na história da cidade e uma grande conquista para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da região”. A declaração, de Danilo Bittencourt (abaixo), coordenador do Comitê Estadual LGBT, órgão ligado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), marcou a posse da primeira diretoria da Associação Cactus LGBT de Irecê (ao lado), ocorrida na última quinta-feira (5).
A cerimônia reuniu militantes do segmento LGBT local e regional, secretários e servidores municipais, estudantes universitários, além da sociedade civil. Também teve a presença de Sandra Muñoz, da Articulação Baiana de Mulheres Lésbicas e Bissexuais – LesBIBahia; Raphaella Oliveira, do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidades Diadorim/UNEB; e da primeira-dama de Irecê Robéria Santana.
“Vocês têm a missão de controlar, socialmente, as políticas públicas de LGBT em setores como educação, saúde e assistência social”, complementou Danilo. Paralelo à posse, houve o lançamento do adesivo “Irecê sem Homofobia”, realizada pela Prefeitura, por meio da Coordenação de Apoio à Política de Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade. A atividade também contou com a parceria do comércio local.
Taíse Torres, presidente da Associação, lembrou das articulações para criar a entidade. Disse que o diálogo com o setor público para mostrar a importância de uma associação que representasse a classe LGBT começou em 2004. “Muito tempo se passou e não foram poucos os espinhos. Mas hoje estamos tornando realidade o que para muitos parecia impossível. Nossa Associação será um espaço legítimo de debates e discussões de propostas”, disse Taíse.
HOMENAGENS – Diversas personalidades que defendem o movimento LGBT foram homenageadas: a educadora e historiadora Rúbia Margareth, também secretária de Educação do município; Celson Cambuí – ex-vereador e atual secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade; a primeira-dama Robéria Santana, também eleita Madrinha da Associação; João Gonçalves, secretário de Meio Ambiente e diretor do jornal Cultura e Realidade; e o prefeito José Dourado das Virgens.
DEPOIMENTOS
“Quando uma pessoa assume sua orientação sexual ela não se perde, na verdade ela se acha. Precisamos vencer os preconceitos que ainda predominam na nossa sociedade. O mundo evolui e nós precisamos evoluir”.
RÚBIA MARGARETH – Secretária de Educação de Irecê
“Sou uma defensora do segmento LGBT e repudio qualquer tipo de preconceito e violência contra esse público. São cidadãos e cidadãs que precisam ter seus direitos respeitados”.
ROBÉRIA SANTANA – Primeira-dama de Irecê
“O evento foi de suma importância para a cidade de Irecê e em especial para mim, que fui nomeado para representar a classe LGBT. Sinto-me feliz com a criação da Associação. Espero que juntos possamos ser referência nos demais municípios e no Estado da Bahia”
MÁRCIO MESSIAS – Coordenador de Apoio à Política de Gênero
“Não tenham medo de lutar, pois só a luta de vocês vai fazer com que a sociedade lhes respeite.
CELSON CAMBUÍ – Secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade
DIRETORIA
PRESIDENTE: Taíse Torres
VICE-PRESIDENTE: Pascoal Ferreira
1º SECRETÁRIO: Gildevando Leite Dantas
2º SECRETÁRIO: Diomar Gomes de Lima
1º DIRETOR DE MOVIMENTO SOCIAL: Marlos Augusto
2º DIRETOR DE MOVIMENTO SOCIAL: Felipe Tássio
1º TESOUREIRO: Genivaldo Alves
2º TESOUREIRO: Ivaneide Sátiro