Em entrevista, atleta brasileiro assume ser homossexual

Genilson Coutinho,
07/01/2014 | 17h01

O mundo dos esportes no Brasil, em especial a modalidade  de saltos ornamentais, foi pego de surpresa com a declaração dada por Ian Matos, que se assumiu gay para o jornal “Correio Braziliense”.

“Desde pequenininho, eu sabia que era gay, mas foi aqui que eu consegui viver a minha sexualidade”, disse o atleta paraense, de 24 anos, sobre a capital federal, onde morou desde os 17 anos até o último sábado, 4, quando se mudou para o Rio de Janeiro.

Com três títulos brasileiros na prova de trampolim de 1 metro e medalha de bronze na etapa mundial de saltos ornamentais em 2012, o jovem também falou sobre a outing de Tom Daley, atleta britânico que se assumiu homossexual em 2013, através de um vídeo postado  no YouTube.

“Quando vi, brinquei com um amigo. Falei que ia fazer também. Ele aconselhou que eu esperasse passar as Olimpíadas (do Rio, em 2016) para não deixar de receber patrocínio. Não acho que vá me atrapalhar, mas também não posso pensar que o mundo concorda comigo”, revelou o atleta.

O atleta ainda afirmou que o preconceito no mundo dos esportes é muito forte. “Parece que, por ser homossexual, você já começa um nível abaixo. Ouvi muito ‘não vou perder para um viadinho’ ou ‘não acredito que você perdeu para o viadinho’”, comenta. A resposta costuma ser bem-humorada, com direito a beijinho no ombro e provocação, afirma a publicação.