Em ação inédita no Campeonato Brasileiro, Natura faz convite para que homens não se calem sobre sentimentos

Serviços
17 de julho de 2019
por Genilson Coutinho

Desde pequenos, os homens são ensinados a ficar quietos sobre seus sentimentos e a não expor emoções. Uma pesquisa inédita, conduzida pelo Papo de Homem/Instituto PDH em parceria com a Natura e Reserva, mostra que 50,9% dos homens têm o pai como principal referência de masculinidade, mas só um em cada dez conversou com ele sobre o que significa ser homem. Para o estudo, foram entrevistadas mais de 40 mil pessoas e os resultados mostram que sete em cada dez homens declaram que não foram ensinados a demonstrar fragilidade. Além disso, seis em cada dez afirmam não ter sido ensinados, na infância ou adolescência, a expressar suas emoções (os dados completos serão apresentados no início de agosto, quando o documentário “O Silêncio dos Homens” for lançado).

Para despertar a atenção sobre o assunto e ampliar o alcance do debate, Natura Homem colocou essa discussão literalmente em campo. Na volta do Campeonato Brasileiro, após pausa para a realização da Copa América, os jogadores entraram no estádio com a mão tapando a boca em duas partidas transmitidas pela Globo e pelo Premiere: Corinthians x CSA e Cruzeiro x Botafogo. A ação de mídia leva assinatura da DPZ&T.

Antes do início das partidas, os jogadores entraram em campo com uma faixa com a hashtag da campanha, ‘#homempra dizer eu te amo’. Alguns deles trocaram seus nomes, nos uniformes, pelos de seus pais ou filhos. Ao mesmo tempo em que a ação aconteceu nos gramados, conteúdos exclusivos da marca foram disponibilizados no Twitter, com a mesma hashtag, promovendo uma conversa em torno do assunto.

No intervalo, os narradores dos jogos na Globo, Premiere e Rádio Globo (SP e RJ) comentaram sobre a ação da Natura. Momento que marcou ainda o lançamento do filme publicitário de Natura Homem Dom, nova fragrância que reúne em um mesmo frasco força e doçura, representando a intensidade e delicadeza deste novo homem.Os torcedores que estiveram no estádio puderam conferir o lançamento da campanha no telão. Além disso, como forma de dar ainda mais dimensão para a discussão, o tema foi abordado no programa ‘Troca de Passes’, do Sportv e será comentado no ‘Globo Esporte’, edições de São Paulo e Rio de Janeiro. No ambiente digital, o comentarista Caio Ribeiro e o apresentador Felipe Andreoli usaram suas redes sociais para levar o assunto para seus seguidores.

“Natura Homem quer contribuir para repensar o modo como definimos a masculinidade, e por isso escolhemos como ponto de partida dessa conversa uma ação em um estádio, ambiente muitas vezes caracterizado por ser machista. Os homens precisam estar à vontade para serem sensíveis, declararem sentimentos e exporem angústias e emoções, inclusive dizendo eu te amo para os seus pais, muitas vezes a figura que representa a masculinidade em sua vida”, afirma Denise Coutinho, diretora de Perfumaria da Natura.

Segundo Sofia Raucci, diretora de mídia da DPZ&T, a campanha nasceu de um insight muito poderoso que se tornou o ponto central de toda a estratégia de mídia, trazendo ações inovadoras e formatos inéditos. “Construímos uma série de iniciativas com o objetivo de gerar reflexão e conversa em torno de um tema tão importante, mas pouco falado. Criamos um storytelling poderoso, e tivemos um cuidado especial em cada detalhe, com a escolha do território, dos canais e a forma como e as ações se integram.”, completa.


A campanha de Natura Homem Dom mostra a dificuldade ou incapacidade de muitos homens em demonstrar seus sentimentos mais profundos e faz um convite para que eles digam eu te amo para seus pais. O filme, que estreou no intervalo dos jogos do Campeonato Brasileiro, tem produção da Hungry Man, direção de João Caetano e é protagonizada somente por pais e filhos reais para dar sentido à assinatura “Eu te amo transforma quem fala, fortalece quem ouve.” Seu lançamento contará com uma estratégia 360º que cobrirá diversos meios e inclui TV, merchandising, Pay TV, ações no programa Saia Justa e Papo de Homem, OOH e estratégia digital completa com conteúdos produzidos pela marca, além de ações com influenciadores.

Ficha Técnica

Natura Homem – DOM

Data de produção: junho e julho/19

Título: Três Palavras

Cliente: Natura Cosméticos S.A.

Produto: NH DOM

Agência: DPZ&T

Direção Geral de Criação: Rafael Urenha

Direção de Criação Executiva: Rafael Ziggy

Direção de Criação: Denise Gallo

Criação: Denise Gallo, Alexandre Moura, Isabella Paulelli, Andreia Barion, Layana Leonardo, Yllo Pedra

Atendimento: Fernanda Recupero, Karen Bartels, Jaqueline Ramalho, Guilherme Lopes

Aprovação Cliente: João Paulo Ferreira, Andrea Alvares, Denise Coutinho, Felipe Adan, Tiago Astolphi, Anna Mazzilli, Ana Carolina Soutello, Leonardo Vendrame, Karina Guimarães

Planejamento: Fernando Diniz, Carina Migliacio, Louise Martins, Renata Nappi, Marilia Duran

Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Felipe Lopes, Mariana Marizze, Gabriela Olsen, Caique Tossi, Anna Moreira, Julia Santana

Projetos: Marcos Yamamura, Juliana Ambold

BI: Marcelo Azevedo, Maria Troiano

RTVC: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, Sthefany Nascimento, Ana Ananias

Produtora de áudio: Satélite Áudio

Produção Musical: Equipe Satélite

Criação Musical: Equipe Satélite

Produtora: Hungry Man

Direção de Cena: JC Feyer

Managing Partner: Alex Mehedff

Diretora Executiva: Renata Corrêa

Produtor Executivo: Rodrigo Castello

Diretor Executivo de Criação: Fabio Pinheiro

Line Producer: Mariana Barbiellini e Julia Padovan

Business Affair: Íris Gil

Diretor de Fotografia: André Faccioli

Diretor de Arte produtora: Martim Garcia

Coordenador de Produção: Bruna Martinelle

Diretor de Produção: Gustavo Morozini

Supervisor de Pós-Produção: Rodrigo Oliveira

Pós-Produção: Miagui

Finalizador: Marcelo Howard

Montador: Marcelo Fubah

Color Grading: Marla Colour Grading

Figurinista: Vinnie Pizzingrilli