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Em ação inédita no Campeonato Brasileiro, Natura faz convite para que homens não se calem sobre sentimentos

Genilson Coutinho,
17/07/2019 | 17h07

Desde pequenos, os homens são ensinados a ficar quietos sobre seus sentimentos e a não expor emoções. Uma pesquisa inédita, conduzida pelo Papo de Homem/Instituto PDH em parceria com a Natura e Reserva, mostra que 50,9% dos homens têm o pai como principal referência de masculinidade, mas só um em cada dez conversou com ele sobre o que significa ser homem. Para o estudo, foram entrevistadas mais de 40 mil pessoas e os resultados mostram que sete em cada dez homens declaram que não foram ensinados a demonstrar fragilidade. Além disso, seis em cada dez afirmam não ter sido ensinados, na infância ou adolescência, a expressar suas emoções (os dados completos serão apresentados no início de agosto, quando o documentário “O Silêncio dos Homens” for lançado).

Para despertar a atenção sobre o assunto e ampliar o alcance do debate, Natura Homem colocou essa discussão literalmente em campo. Na volta do Campeonato Brasileiro, após pausa para a realização da Copa América, os jogadores entraram no estádio com a mão tapando a boca em duas partidas transmitidas pela Globo e pelo Premiere: Corinthians x CSA e Cruzeiro x Botafogo. A ação de mídia leva assinatura da DPZ&T.

Antes do início das partidas, os jogadores entraram em campo com uma faixa com a hashtag da campanha, ‘#homempra dizer eu te amo’. Alguns deles trocaram seus nomes, nos uniformes, pelos de seus pais ou filhos. Ao mesmo tempo em que a ação aconteceu nos gramados, conteúdos exclusivos da marca foram disponibilizados no Twitter, com a mesma hashtag, promovendo uma conversa em torno do assunto.

No intervalo, os narradores dos jogos na Globo, Premiere e Rádio Globo (SP e RJ) comentaram sobre a ação da Natura. Momento que marcou ainda o lançamento do filme publicitário de Natura Homem Dom, nova fragrância que reúne em um mesmo frasco força e doçura, representando a intensidade e delicadeza deste novo homem.Os torcedores que estiveram no estádio puderam conferir o lançamento da campanha no telão. Além disso, como forma de dar ainda mais dimensão para a discussão, o tema foi abordado no programa ‘Troca de Passes’, do Sportv e será comentado no ‘Globo Esporte’, edições de São Paulo e Rio de Janeiro. No ambiente digital, o comentarista Caio Ribeiro e o apresentador Felipe Andreoli usaram suas redes sociais para levar o assunto para seus seguidores.

“Natura Homem quer contribuir para repensar o modo como definimos a masculinidade, e por isso escolhemos como ponto de partida dessa conversa uma ação em um estádio, ambiente muitas vezes caracterizado por ser machista. Os homens precisam estar à vontade para serem sensíveis, declararem sentimentos e exporem angústias e emoções, inclusive dizendo eu te amo para os seus pais, muitas vezes a figura que representa a masculinidade em sua vida”, afirma Denise Coutinho, diretora de Perfumaria da Natura.

Segundo Sofia Raucci, diretora de mídia da DPZ&T, a campanha nasceu de um insight muito poderoso que se tornou o ponto central de toda a estratégia de mídia, trazendo ações inovadoras e formatos inéditos. “Construímos uma série de iniciativas com o objetivo de gerar reflexão e conversa em torno de um tema tão importante, mas pouco falado. Criamos um storytelling poderoso, e tivemos um cuidado especial em cada detalhe, com a escolha do território, dos canais e a forma como e as ações se integram.”, completa.


A campanha de Natura Homem Dom mostra a dificuldade ou incapacidade de muitos homens em demonstrar seus sentimentos mais profundos e faz um convite para que eles digam eu te amo para seus pais. O filme, que estreou no intervalo dos jogos do Campeonato Brasileiro, tem produção da Hungry Man, direção de João Caetano e é protagonizada somente por pais e filhos reais para dar sentido à assinatura “Eu te amo transforma quem fala, fortalece quem ouve.” Seu lançamento contará com uma estratégia 360º que cobrirá diversos meios e inclui TV, merchandising, Pay TV, ações no programa Saia Justa e Papo de Homem, OOH e estratégia digital completa com conteúdos produzidos pela marca, além de ações com influenciadores.

Ficha Técnica

Natura Homem – DOM

Data de produção: junho e julho/19

Título: Três Palavras

Cliente: Natura Cosméticos S.A.

Produto: NH DOM

Agência: DPZ&T

Direção Geral de Criação: Rafael Urenha

Direção de Criação Executiva: Rafael Ziggy

Direção de Criação: Denise Gallo

Criação: Denise Gallo, Alexandre Moura, Isabella Paulelli, Andreia Barion, Layana Leonardo, Yllo Pedra

Atendimento: Fernanda Recupero, Karen Bartels, Jaqueline Ramalho, Guilherme Lopes

Aprovação Cliente: João Paulo Ferreira, Andrea Alvares, Denise Coutinho, Felipe Adan, Tiago Astolphi, Anna Mazzilli, Ana Carolina Soutello, Leonardo Vendrame, Karina Guimarães

Planejamento: Fernando Diniz, Carina Migliacio, Louise Martins, Renata Nappi, Marilia Duran

Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Felipe Lopes, Mariana Marizze, Gabriela Olsen, Caique Tossi, Anna Moreira, Julia Santana

Projetos: Marcos Yamamura, Juliana Ambold

BI: Marcelo Azevedo, Maria Troiano

RTVC: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, Sthefany Nascimento, Ana Ananias

Produtora de áudio: Satélite Áudio

Produção Musical: Equipe Satélite

Criação Musical: Equipe Satélite

Produtora: Hungry Man

Direção de Cena: JC Feyer

Managing Partner: Alex Mehedff

Diretora Executiva: Renata Corrêa

Produtor Executivo: Rodrigo Castello

Diretor Executivo de Criação: Fabio Pinheiro

Line Producer: Mariana Barbiellini e Julia Padovan

Business Affair: Íris Gil

Diretor de Fotografia: André Faccioli

Diretor de Arte produtora: Martim Garcia

Coordenador de Produção: Bruna Martinelle

Diretor de Produção: Gustavo Morozini

Supervisor de Pós-Produção: Rodrigo Oliveira

Pós-Produção: Miagui

Finalizador: Marcelo Howard

Montador: Marcelo Fubah

Color Grading: Marla Colour Grading

Figurinista: Vinnie Pizzingrilli