ELE SÓ QUERIA VOAR Por George Araujo

Sem categoria
20 de março de 2011
por Genilson Coutinho

Com base no livro VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso’ de Mariana Caltabiano, o filme se inspira na história real de Marcelo da Rocha – um cara que ficou conhecido por aplicar vários golpes. O mais famoso destes golpes foi quando ele se passou por Henrique Constantino – filho do dono de uma compainha aérea durante o Carnaval de Recife e foi entrevistado ao vivo por Amaury Junior. (Veja a famosa e real entrevista clicando aqui (colocar link: http://www.youtube.com/watch?v=wfJ3OXwSfDU na palavra aqui)

Desde criança, Marcelo tem o sonho de ser como seu pai – ser piloto de avião. Na escola, tinha a mania de imitar os colegas e em casa não tinha uma relação muito boa com sua mãe (interpretada por Gisele Fróes). Com o desejo de entrar para a escola de pilotos, ele sai de casa e começa a trabalhar num aeroclube. Um ano depois, ele se envolve com o tráfico de drogas e passa a se chamar Carrera – o mais famoso piloto das pistas de pouso clandestinas do Brasil e do Paraguai. Preso pela polícia, solto e ‘demitido’ do tráfico, Marcelo volta para casa e começa a procurar um novo personagem para ‘ser’.

Carrera, Henrique… Marcelo consegue mentir para os outros e até para si mesmo com grande facilidade. Apesar de ter os artifícios para isso, a ideia de Vips não é narrar um grande drama psicológico e sim, narrar a vida de um farsante. Os roteiristas Bráulio Mantovani (Tropa de Elite e Tropa de Elite 2) e Thiago Dottori fizeram um sensacional trabalho juntamente com Gustavo Giani (montagem) dando o dinamismo que o filme precisa e que representa a euforia que o personagem carrega a todo momento. Além disso, o roteiro faz de tudo para manter certas revelações para o final e, mesmo assim, nem tudo é explicado. Mas também não se sente falta da explicação de cada detalhe.

Marcelo é interpretado por Wagner Moura que, definitivamente, veio mostrar que versatilidade é um requisito essencial para o sucesso de um ator. Fora a estranha peruca que ele usa na fase jovial do personagem, este papel é perfeito pra Wagner, já que Marcelo criava e era várias pessoas. Imaginação? Loucura ou somente picaretagem? Ele foi alto em seus voôs.

Veja o trailer do filme

Linkar com http://www.youtube.com/watch?v=ROOK2BBIwpA

George Araujo é colaborador da Sessão Cinema.

George Araújo – Publicitário

Blogueiro, twitteiro e cinéfilo de plantão.

Trabalha na área de criação gráfica e com mídias sociais.

Idealizador do BlogayrosCamp.