Elas por Elas: Inscrições abertas para Seminário e Workshop sobre Trançados, Torços e Turbantes

Sem categoria
18 de março de 2014
por Genilson Coutinho

Estão abertas as inscrições para o I Seminário e Workshop – Trançados, Torços e Turbantes na Cultura Afrobrasileira: Estética, Moda, Arte e Religião, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Centro de Culturas Populares e Identitárias – (CCPI). O seminário acontece entre os dias 25 a 27 de março, no Forte da Capoeira – Santo Antônio Além do Carmo, e faz parte das atividades que integram o projeto Elas por Elas, uma iniciativa da secretaria em homenagem à mulher. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas preenchendo o formulário AQUI.

O seminário tem como objetivo promover um momento de estudos e discussão sobre a história da estética negra, além de debater o mercado brasileiro e baiano de moda afro e a sua relação com a economia criativa e a estética negra. Discute, ainda, o papel de designers e estilistas afrodescendentes e promove a capacitação do público no domínio das técnicas de elaboração de trançados, torços e turbantes.

Elas por Elas celebra o protagonismo feminino por meio da dimensão cultural, considerando novos olhares, deferentes visões de mundo, sensibilidades e estéticas. O projeto promoveu também um espetáculo multiliguagem, homônimo, no Teatro Castro Alves, nos últimos dias 13 e 14, que teve direção, cenário, figurino, iluminação e repertório assinado por mulheres. Buscando dialogar com o universo feminino e a sua diversidade, levou ao palco as cantoras Rosa Passos, Jussara Silveira, Marcia Castro, Inaicyra, Juliana Ribeiro e Rebeca Matta.

Programação do I Seminário e Workshop – Trançados, Torços e Turbantes na Cultura Afrobrasileira: Estética, Moda, Arte e Religião:

25 de março
19h – Abertura – Mesa Institucional
19h30 – Conferência de Abertura: História da Estética Afro-Brasileira e o Simbólico
20h30 – Coquetel

26 de março
09h – Painel – Inserção da Moda Afro-brasileira no Mercado
14h – Workshop (Trançados)
18h – Encerramento

27 de março
08h30 – Workshop (Torços)
14h – Workshop (Turbantes)
18h30 – Desfile dos Trançados, Torços e Turbantes confeccionados durante os workshops.

Foto: Reprodução