Elas na música traz conteúdo gratuito para ajudar artistas independentes a impulsionarem suas carreiras

Música, No Circuito
10 de agosto de 2020
por Genilson Coutinho
Andrea Dorea

Estreou em julho no youtube o programa semanal Elas na Música.Toda segunda-feira, às 21h, Andrea Dorea, Cris Rizo e Jaqueline Sangalo recebem um convidado da mercado do entretenimento ou do marketing para uma conversa sobre as melhores ferramentas e estratégias que podem ajudar os artistas independentes a impulsionarem as suas carreiras. “O objetivo do Elas na Música é falar da música como business, levando informação relevante aos artistas independentes, que contribua com as suas carreiras”, diz Jaqueline Sangalo. “Eu, Andrea e Cris trabalhamos com consultoria para artistas independentes e resolvemos trazer para o Elas na Música as informações mais demandadas pelos nossos clientes com o objetivo de democratizar a informação e contribuir de alguma forma com o artista que não tem capital para contratar um consultoria”, completa Sangalo.

Jaqueline Sangalo


A indústria fonográfica tem um impacto bilionário na economia mundial e os artistas e selos independentes representam 40% desse mercado. Segundo o relatório 2020 da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a receita total do mercado mundial de música em 2019 rendeu US$20,2 bilhões, o que significa um crescimento de 8,2% em relação ao ano anterior. Desse montante US$11,4 bilhões foram gerados pelos serviços de streaming, o que representa um crescimento de 22,9% em relação a 2018. E pelo quinto ano consecutivo, a América Latina foi a que mais cresceu (+18,9%), com o Brasil, México e Argentina puxando esse crescimento. “Quando analisamos esses números e comparamos com a realidade do músico independente, que representa 40% desse mercado, percebemos que a maioria desses artistas não se beneficia dos frutos desse mercado tão lucrativo. E muito disse se deve a falta de conhecimento por parte desses artistas sobre o funcionamento e mecanismo dessa indústria e das estratégias e ferramentas que podem ajudá-los a crescer”, explica Andrea Dorea. “Foi pensando nas dificuldades de acesso a essas informações que surgiu o Elas na Música”, completa Dorea.
Desde a sua estreia, já passaram pelo programa Gian Uccello (diretor de negócios da Digitalize), Tom Gil (empresário do Sepultura e diretor da W/McCann), Marcelo Castello Branco (CEO da UBC – União Brasileira de Compositores) e o Maestro Carlos Prazeres (Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA). Entre os temas abordados pelo programa estão estratégias de distribuição de música nas plataformas de streaming (spotify, deezer etc), direitos autorais, gestão de carreiras, o mercado de música instrumental, metal sinfônico, como divulgar a música nas redes socias, modelo de negócios e muito mais. Após a exibição ao vivo, os programas ficam disponíveis no canal Elas na Música no youtube.
Para agosto, a programação traz nomes fortes com know how de diversas áreas como a influenciadora e especialista em marketing digital Liliane Ferrari, o empresário Ricardo Chantilly e os advogados Carlos Ricci e Deborah Sztanberg. Entre os temas abordados teremos marketing digital, social media, branding, carreiras musicais, sample e plágio. A programação de setembro também já está fechada e deve ser divulgada nas próximas semanas. “Nossos convidados são escolhidos pela expertise no negócio música. São profissionais com anos de mercado, reconhecidos pela sua competência e que podem contribuir para a carreira dos artistas independentes”, explica Sangalo.
O programa é apresentando pela comunicóloga e especialista em marketing digital Andrea Dorea, a advogada e produtora cultural Jaqueline Sangalo e pela radialista e especialista em rock Cris Rizo. O Elas na Música é realizado pela Dorea & Sangalo – Arts and Sports Management com apoio do programa Garagen’roll e da Rock FM Brasil, a rádio rock mais ouvida na web com 3 milhões de ouvintes mês. “Apesar da ligação com o rock, o mote principal do Elas na Música é o artista independente de qualquer estilo musical, pois entendemos que ao fortalecemos um artista estamos fortalecendo todo o mercado nacional”, fala Cris Rizo. “O mercado musical nacional é rico, mas boa parte dos artistas tem dificuldades na busca pela profissionalização e o Elas na Música surge como um canal que traz toda a informação que eles precisam”, completa Andrea Dorea.

Cris Rizo

Serviço:
Programa: Elas na Música
Apresentação: Andrea Dorea, Cris Rizo e Jaqueline Sangalo
Quando: Segundas às 21h

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC6vOArmwYGu3S4CcwOnX-ig

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.