Edital TCA.Núcleo 2013 recebe inscrições até 27 de junho

Sem categoria
25 de junho de 2013
por Genilson Coutinho

Não há dúvidas de que o Teatro Castro Alves é uma referência nacional tanto na área artística e cultural como também no seu arrojado projeto arquitetônico. A sua inauguração em julho de 1958 foi adiada por conta de um incêndio que destruiu boa parte de sua estrutura, só sendo de fato inaugurado em 1967. Durante sua reconstrução, a arquiteta italiana radicada no Brasil, Lina Bo Bardi, com uma atitude ousada e inovadora, subverteu a lógica de ocupação do Teatro, fazendo das ruínas da sua Sala Principal, o cenário da renomada Opera dos Três Tostões, de Martim Gonçalves, baseado na obra de Bertold Brecht.

Veja aqui como se inscrever

Inspirado neste episódio, que aliou criatividade, coragem e superação, o Teatro Castro Alves, em conjunto com a Fundação Cultural do Estado da Bahia, torna público o lançamento da Edição Especial 2013 do Edital TCA.Núcleo “Em Construção” – Uma homenagem à Lina Bo Bardi. A ideia este ano é consolidar uma estratégia de ocupações e intervenções artísticas que serão realizadas em paralelo a primeira fase de requalificação e modernização que integra o projeto Novo TCA, previsto para começar no mês que vem. As inscrições abriram dia 13 de maio e se encerram no dia 27 de junho.

Um dos maiores diferenciais desta edição é o fato de que prêmio, no valor de R$ 300.000 (trezentos mil reais), será destinado a um grupo teatral local que, por sua vez, irá realizar um intercâmbio cultural com uma companhia de outro estado ou país a seu critério. Este encontro deve resultar num conjunto de ações culturais voltadas para o público durante a reforma, que estará em andamento no Teatro Castro Alves. Poderão inscrever-se agrupamentos teatrais sediados no Estado da Bahia, fundados há pelo menos três anos e que tenham comprovação de no mínimo três atividades artísticas em sua trajetória.

Este novo conceito que inspirou o Edital TCA.Núcleo “Em Construção” – Uma homenagem à Lina Bo Bardi, portanto, busca se adequar ao momento especial por qual o Teatro Castro Alves está passando. Com uma programação intensa, em dias de pico o centro cultural chega a receber em sua estrutura cerca de 10 mil pessoas. Com o propósito de manter abertas as portas do teatro, o desafio do Novo TCA será o de projetar fases de intervenção distintas, de modo que as atividades culturais nunca sejam totalmente interrompidas.

Já a partir do mês que vem, o início das obras implicará no funcionamento especial dos espaços do TCA, que será obrigado a realizar adaptações em relação ao fluxo de pessoas. Desta forma, este Edital é uma das novas estratégias de ocupação do Complexo TCA, que exigirá dos concorrentes ao prêmio muita criatividade e sensibilidade para propor alternativas de ocupação dos seus espaços durante a reforma.

Veja também:

Dança: espetáculo A Quem Possa Interessar será apresentado na Sala principal do TCA na próxima quarta feira (26)

Este conjunto de ações culturais direcionadas ao público podem ser compreendidos como qualquer atividade capaz de gerar interatividade e troca entre as companhias envolvidas (proponente e convidado) com o público específico de teatro (profissionais e estudantes da área), e com o público em geral. Isso inclui desde a criação de espetáculos; cenas curtas; performances; intervenções; atividades formativas de qualificação e capacitação para artistas, técnicos e agentes da área; produção dramatúrgica; bate-papos; workshops, entre outras propostas.

As inscrições serão realizadas entre os dias 13 de maio a 27 de junho de 2013, no Núcleo de Produção do Teatro Castro Alves, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. As inscrições poderão ser efetuadas ainda pelos correios.

 

CRONOGRAMA TCA.NUCLEO 2013 (sujeito a alterações):

 

Inscrição (45 dias) De 13/05 a 27/06/2013
Resultados dos habilitados 04/07/2013
Encontro Presencial com a Comissão 13/07 e 14/07/2013
Divulgação do Resultado Final 15/07/2013
Período de Intercâmbio 25/07/2013 a 21/12/2013
Período de Ocupação 15/07/2013 a 21/12/2013
Realização das Ações para o Público* 15/07/2013 a 21/12/2013

*A qualquer tempo dentro do período estipulado.

Serviço:

 

Edital TCA.Núcleo “Em Construção”

Edição Especial 2013

Uma homenagem à Lina Bo Bardi

 

Inscrições: 13 de maio a 27 de junho, no Núcleo de Produção do Teatro Castro Alves, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.