No Circuito

Teatro

Edital Agitação Cultural divulga resultado final

Genilson Coutinho,
28/10/2015 | 17h10

O Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais, lançado em setembro pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) alcançou a fase final de avaliação de propostas e divulgou o seu resultado. No total, 151 propostas de ações culturais foram selecionadas para receber investimento total de R$ 15 milhões com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O resultado do edital, divulgado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28), pode ser conferido no site . As propostas selecionadas, de diversas linguagens artísticas e culturais, irão movimentar 25 territórios de identidade da Bahia entre janeiro e julho de 2016.

Foto: Matheus Pereira

“Com essas propostas, teremos uma programação cultural abrangente e de qualidade durante o primeiro semestre de 2016, com a diversidade cultural que a Bahia merece. De Juazeiro a Vitória da Conquista, de Salvador a Bom Jesus da Lapa, passando por Rio de Contas, Monte Santo, Jequié, Paulo Afonso e Carinhanha, iremos potencializar a dinamização dos espaços culturais. Teremos atividades em equipamentos administrados pela Secretaria e também em outros que reforçam o potencial de fruição e de formação de plateia no seu território”, afirma o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal. “Estamos devolvendo à sociedade o protagonismo do uso dos equipamentos culturais. E o melhor, com um público de diversas faixas etárias: o infantil, o adulto, as famílias, a comunidade, em atividades acessíveis a toda a população e que promovem uma verdadeira dinamização”, reforça Portugal.

Além de destacar a abrangência territorial do edital, que inclui ações em 69 municípios, o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, enfatiza a qualidade e a diversidade de linguagens das propostas selecionadas. “A qualidade dos projetos selecionados e sua abrangência mostram a potencialidade desta seleção pública para manter a vivacidade cultural e incentivar a utilização mais intensa dos 136 espaços culturais relacionados nas propostas selecionadas, em especial os gerenciados pela SecultBA. Isso reforça ainda mais a importância do Fundo de Cultura para a Bahia”, afirma.

Para o superintendente de Desenvolvimento Territorial da SecultBA, Sandro Magalhães, o Agitação Cultural possibilitou, pela primeira vez na história da consolidação das políticas culturais, seis meses de programação cultural nos espaços culturais nos territórios da Bahia. “A ampliação da ideia de espaço cultural proposta pelo Agitação Cultural reconhece vários ambientes que estão aptos para receber atividades que asseguram a diversidade de manifestações culturais, que são importantes para o desenvolvimento cultural no estado”, analisa. As propostas podem ser realizadas em espaços culturais convencionais – como um teatro, um museu, um arquivo público ou biblioteca – e também em espaços que funcionam ou possuem possibilidades reais para funcionar como centros e elos de difusão, fruição, formação e produção de conteúdos artístico-culturais.

Uma das novidades do Agitação Cultural é o pagamento das propostas em parcela única, o que permitirá o cumprimento do calendário de ações em toda a Bahia. As propostas selecionadas são provenientes de Salvador e região metropolitana, além de ações culturais dos territórios Baixo Sul; Extremo Sul; Litoral Sul; Costa do Descobrimento; Litoral Norte- Agreste Baiano; Recôncavo; Semi-Árido Nordeste II; Portal do Sertão; Sisal; Piemonte Norte do Itapicuru; Sertão do São Francisco; Itaparica; Irecê; Piemonte da Diamantina; Chapada Diamantina; Bacia do Jacuípe; Piemonte do Paraguaçu; Vale do Jiquiriçá; Vitória da Conquista; Médio Rio das Contas; Sertão Produtivo; Bacia do Rio Corrente; Bacia do Paramirim; e Velho Chico.

A lista dos espaços culturais a serem ocupados no Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais está disponível no site da SecultBA: www.cultura.ba.gov.br.