Dramas juvenis se intensificam em história de menino lobisomem

Literatura, No Circuito
9 de junho de 2017
por Helder Azevedo
João Gabriel Leal - crédito Divulgação

João Gabriel Leal (Foto: Divulgação)

A adolescência é um período complicado para qualquer pessoa, ainda mais se, além disso, se tratar de um lobisomem. É o que acontece com o jovem Lucas no livro O Amaldiçoado e o Príncipe das Trevas (Giostri/R$ 56/187 páginas), do escritor baiano João Gabriel Leal, que vai ser lançado dia 17 de junho, a partir das 16h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping.

Ao completar 13 anos, o menino desajustado descobre que sua origem é muito diferente daquela que ele imaginava. Para ir mais a fundo nessa história, o garoto começa a desvendar a misteriosa morte do pai e acaba descobrindo uma profecia que o coloca como o único capaz de deter o retorno da Rainha das Trevas, uma vampira muito poderosa. Mas, além das agruras da vida de um lobisomem, Lucas também tem que lidar com as dificuldades da vida na escola, especialmente, depois da chegada repentina de um novo colega, um menino sombrio que lhe dá arrepios e parece lhe perseguir.

“Lucas tem problemas na escola que muitos adolescentes também enfrentam e eu enfrentei. Dificuldade em fazer amizades, a paixão súbita por uma garota que acaba ficando com outro menino etc. No decorrer da história, Lucas começa a se aceitar”, explica o autor.

João Gabriel também usou como referência a sua própria história e os desafios que enfrentou na adolescência para ajudar a compor o personagem. “Quando era mais novo, sofri com depressão. Tinha uma crise existencial, me sentia inferior aos outros e cogitava terminar com minha vida. Acho que, hoje em dia, muitos adolescentes passam por isso, por ser uma fase complicada, onde as cobranças da vida começam a aparecer”, revela.

Para ele a história tenta apresentar um caminho positivo para quem enfrenta dramas parecidos. “Um dos meus objetivos com essa história é mostrar aos jovens, mesmo que através de uma ficção, que esses desafios que começam a surgir nessa etapa da vida podem ser superados”, afirma.

O Amaldiçoado e o Príncipe das Trevas é o primeiro livro de uma trilogia que vai narrar toda a saga do menino lobo. “Em um sonho, o pai de Lucas lhe fala: ‘você tem que aceitar seu destino e deixar sua marca no mundo’. Acho que essa frase evidencia bem a mensagem que quero passar nessa trilogia: que ninguém está vivo à toa. Que se Deus lhe deu uma vida, é porque você tem sua importância para o mundo. E essa mensagem fica cada vez mais evidenciada na sequência da trilogia”, antecipa João.

Sobre o autor – Jornalista com experiência na imprensa esportiva, João Gabriel Leal começou a escrever bem cedo com apenas oito anos de idade. No início, produzia rascunhos de histórias de super-heróis que se tornaram combustível para voos maiores. Depois de assistir a um documentário na TV sobre uma matilha de lobisomens, teve a inspiração para começar esse que é o seu primeiro livro publicado. Atualmente, está produzindo o segundo livro da trilogia.

SERVIÇO
Lançamento do livro O Amaldiçoado e o Príncipe das Trevas
Data: 17 de junho, às 16h.
Local: Livraria Cultura do Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves, 2.915, Piso 2, Caminho das Árvores, Salvador – Bahia).
Entrada: Gratuita