No Circuito

Teatro

Drags apresentam projeto ‘Bateu Uma Onda Forte’ na internet

Genilson Coutinho,
29/04/2021 | 22h04

O Bateu Uma Onda Forte é um coletivo formado por Eva Sattiva, Mary Jane Beck e Towanda Verde Frita, três artistas drag queens da cidade de Salvador. O BUOF é reconhecido há pelo menos dois anos pela sua singular capacidade de produzir informação a partir de uma experiência inovadora e criativa. Elas se autodenominam como único coletivo de drags que visa promover as agendas antiproibicionistas na cena cultural LGBT.

No perfil do Bateu Uma Onda Forte, a partir do dia 29 de abril, serão divulgados nove vídeos especiais e inéditos, com conteúdo antiproibicionista, de cuidado e prevenção.

A atual política sobre drogas serve, em todo mundo, para a manutenção das ações genocidas contra o povo negro. A cultura proibicionista não promove a educação para um uso consciente das diferentes substâncias. E, além disso, utiliza da ideia de “combate às drogas” como justificativa para o encarceramento em massa.

Neste sentido, o Bateu Uma Onda Forte tem sido ponte para aproximar a comunidade LGBT das lutas por uma nova política sobre drogas. O coletivo acredita na arte como uma grande ferramenta de engajamento e difusão de informações. A arte drag queen é uma manifestação da cultura identitária LGBT e um dos motores da vida noturna fervida soteropolitana e mundial. Utilizando dela no sentido do fortalecimento do cuidado e afeto da nossa comunidade.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.