Drag americana reproduz performance de drag baiana

Notícias
20 de março de 2018
por Genilson Coutinho

Foto: Genilson Coutinho

A drag americana Spikey Van Dykey fez sucesso no último final de semana com uma apresentação muito especial na boateQueen, na Flórida. O segredo da performance foi um grande espetáculo luminoso com faíscas de fogo provocadas pelo contato entre uma esmerilhadeira e uma placa de metal.

Saw #LocalKing @spikey_van_dykey make sparks fly with the @dragkingproject at @theoasissf last night! Phenomenal group of #drag performers, go support them! #supportALLdrag #LocalQueen #dragking #performanceart #SFOasis #supportlocaldrag #dragkingproject

A post shared by LOCAL QUEEN (@localqueenpdx) on

O que o mundo não sabe é que essa performance foi idealizada e já é executada em Salvador desde 2000 pela drag Sfat Auermann, personagem do maquiador baiano Dino Neto, que se diz surpreso e feliz com a “cópia”. “Fiquei surpreso com essa cópia de uma apresentação que realizo desde 2000. E ao mesmo tempo feliz, pois é sinal de que faço bem feito, e é maravilhoso saber disso. Ninguém copia o que não presta”.

Confira um pouco da performance de Sfat

A drag Spikey Van Dykey vive na região da Flórida, nos EUA, e é fundadora do projeto chamado The Drag King Project, que tem como objetivo empoderar, exaltar e equipar drag queens ao redor do mundo.