Dove faz o retrato falado da real beleza

Sem categoria
16 de abril de 2013
por Genilson Coutinho


A maneira como as mulheres descrevem a si mesmas é muito diferente da percepção de quem nos vê. Mais da metade (54%) das mulheres em todo o mundo concordam que, quando se trata de como elas se veem, elas são suas piores críticas. A fração chega ao exorbitante número de 672 milhões de mulheres em todo o mundo1. Pensando nisso, a Dove, que tem promovido em suas últimas campanhas a autoconfiança, conduziu uma experiência para comprovar como esse problema se manifesta. Por meio do documentário “Retratos da Real Beleza”, a marca documenta a forma como as mulheres se veem em comparação a como são vistas.

O filme “Retratos da Real Beleza” apresenta Gil Zamora, um artista forense do FBI que já produziu mais de 3 mil retratos falados em seus 28 anos de carreira. O filme produzido pela marca relata a criação do retrato falado de sete mulheres. Elas foram escondidas atrás de uma cortina e o artista utilizou então a autodescrição delas como a base de seus desenhos. Antes da sessão com o artista forense foi solicitado a cada uma das participantes que passassem um curto período de tempo com uma pessoa desconhecida, mas sem explicar o porquê. Zamora, em seguida elaborou o retrato falado apresentado pelo desconhecido. A maioria dos retratos elaborados a partir do ponto de vista desconhecido mostrou um retrato mais bonito, mais feliz e com uma descrição mais precisa da beleza destas mulheres. O que demonstra que, quando se trata de como as mulheres se veem, a maior pressão é a que exercem sobre si mesmas.

“Quando fui convidado para participar no filme de Dove, não havia pensado que os resultados seriam tão distintos”, disse Gil Zamora, artista forense treinado pelo FBI. “O que me marcou foram as reações emocionais que as mulheres tiveram quando viram os dois retratos lado a lado. Acho que elas perceberam que esta autopercepção distorcida afetou partes de suas vidas e as escolhas que fizeram.”

A campanha está disponível no hotsite e também no Facebook da marca. Além disso, o documentário será veiculado nas principais redes de cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba, em Pay TV e no canal do YouTube. A criação é da Ogilvy e a produção é assinada pela Paranoid.

Confira o filme (não esqueça de ativar as legendas):
http://www.youtube.com/user/doveunitedstates?feature=watch