Doutor Rodrigo Limeira fala sobre clareamento dental

Notícias, Saúde
7 de maio de 2016
por Genilson Coutinho

O cantor Gustavo lima recebeu diversas criticas após o procedimento (Foto: Reprodução)

O desejo de exibir um sorriso bonito tem aumentado a demanda pela técnica de clareamento dental, especialmente por parte da classe artística, que não abre mão de ficar bem na foto. Em Salvador, esse cenário não é diferente, onde vemos a técnica conquistando mais espaço com novas empresas e profissionais cada vez mais qualificados. Para tirar as dúvidas de muitos leitores que pensa em realizar o procedimento, nossa equipe procurou o Dr. Rodrigo Limeira, especializado na área de Edodontia e Estética. Limeira atua ao lado de nomes como Erika de Paula e Edgard Simões na Clínica Odontodaily, que será reinaugurada no próximo dia 12, na Alameda das Espatódeas. Confira as dicas do Dr. Rodrigo.

Dois Terços: O clareamento dental tem crescido bastante nos últimos anos. Quais são os prós e contras deste tratamento?

Rodrigo Limeira: As novas técnicas de clareamento dental têm evoluído muito, trazendo maior conforto e perspectiva para os pacientes. Na maioria dos casos conseguimos excelentes resultados e os pacientes ficam bastante satisfeitos. Vale ressaltar que qualquer clareamento, seja ele caseiro ou de consultório, deve passar por uma avaliação de um profissional com conhecimentos. Isso ajudará na escolha da técnica a ser utilizada no caso e no sucesso do clareamento.

DT: Existe alguma contra indicação para a realização do procedimento?

RL: O clareamento está contra indicado para pacientes com sensibilidade térmica, dentes com mancha de tetraciclina em grau elevado, dentes com fluorose severas, dentes com má formação do esmalte e dentes com má formação de dentina.

DT: Existem casos em que o clareamento resulta em aspecto de pintura de esmalte ou corretivo. Essa é uma falha ou é uma escolha do paciente?

RL: O clareamento jamais poderá parecer uma pintura de esmalte ou corretivo. Uma das características que devemos observar após o dente clareado é a luminosidade a ser refletida. Existem no mercado esmaltes que as pessoas usam no dente deixando com aparecia de corretivo, mas esses deixam muito a desejar esteticamente.

DT: Quais os cuidados após o clareamento?

RL: Os cuidados que devemos ter, não só após, mas também durante o clareamento (entre as sessões), é com a ingestão de alimentos com corantes. Deve-se evitar café, açaí, refrigerante, dendê, entre outras bebidas e comidas com corantes.

DT: Qual a durabilidade do clareamento?

RL: Em media 2 anos. Vale ressaltar que esta vai depender muito dos hábitos alimentares e se o paciente fuma ou não.