Documentário sobre vida do ativista Betinho será destaque na 10ª Mostra Cinema e Direitos neste sábado (28), em Salvador

Cinema, No Circuito
28 de novembro de 2015
por Genilson Coutinho

Um dos filmes mais aguardados da programação da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, Betinho – A Esperança Equilibrista será exibido hoje (sábado, 28), a partir das 20h, na Sala Walter da Silveira – Biblioteca Pública dos Barris, pela Mostra Panorama.

O longa, dirigido por Victor Lopes, relata a vida do sociólogo e ativista Herbert de Souza, o Betinho, que mesmo com a saúde frágil, tinha a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.

Antes haverá o curta Abraço de Maré, que aborda temas voltados ao combate a pobreza e o Direito à educação. Betinho será exibido logo após, fomentando discussões acerca da Democracia e direitos humanos, combate à pobreza e dignidade da pessoa humana, questões sempre vigentes no Brasil.

Curtas, médias e longas-metragens serão exibidos até o próximo domingo (30), totalizando uma média de 40 filmes distribuídos em três Mostras: Homenagem, Panorama e Temática. O evento passa ainda pelas 26 capitais do Brasil e o Distrito Federal até o final do ano.

Sobre as mostras: A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição. A Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo tem realização do Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do ICEM – Instituto Cultura em Movimento.

Programação:

28 de novembro (sábado)

Sessão 20h – Mostra Panorama

*Abraço de Maré (16´) LIVRE (Combate a pobreza / Direito à educação)

*Betinho (89`) LIVRE (Democracia e direitos humanos / Combate à pobreza / Dignidade da Pessoa Humana)

  Sinopses:

Abraço de Maré, de Victor Ciriaco (Doc. / Brasil / 2013 / 16min.)

Sinopse: No meio da atribulação de um centro urbano, cinco pessoas vivem na mais pura sintonia entre a natureza e a cidade. Do asfalto ao mangue, o curta-metragem documental “Abraço de maré” traz para a tela a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi.

Betinho – A Esperança Equilibrista, de Victor Lopes (Doc / Brasil / 2015 / 89 min.)

Sinopse: Sociólogo e ativista, Herbert de Souza, o Betinho, tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.

Assista ao trailer:

Serviço:

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

 

 

Local:  Biblioteca Pública dos Barris, Sala Walter da Silveira

Endereço: Rua General Labatut, 27, Subsolo, Barris – Salvador

Data: 28 de novembro (sábado)

Horário: 20h

Ingressos: Grátis

*A programação terá início a partir das 14h