Documentário sobre o universo dos atores transformista estreia no Espaço Itaú de Cinema de Salvador

Sem categoria
16 de março de 2013
por Genilson Coutinho

Estreia dia 26 de março, às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, o documentário Jéssica Cristopherry. O filme celebra a parceria entre Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge e o lançamento da Buh!Fu Filmes, que reunirá seus trabalhos audiovisuais. Compartilhando roteiro e direção, o trio celebra, através de Jéssica, o universo dos artistas-transformistas da cena noturna soteropolitana.

O filme documenta a criação de Jéssica Cristopherry, alimentada pelos desejos transformistas da atriz e mulher Paula Lice. Com o auxílio luxuoso de cinco das mais respeitadas transformistas da cena soteropolitana atual, Rainha Loulou, Mitta Lux, Valérie O’hara, Carolina Vargas e Gina d’Mascar, o passo-a-passo da montagem da personagem vai se desnudando e se revelando como uma homenagem ao trabalho dos atores que investem e acreditam no transformismo como arte. Enquanto assiste ao nascimento de Jéssica, o público acompanha ainda o papo da atriz com o diretor teatral pernambucano Rodrigo Dourado, pesquisador apaixonado da cena transformista.

Filmado no tradicional Beco dos Artistas, nos bares All Club e Melancia Blue, o documentário investiga o universo trans, em que as identidades biológicas e de gênero são desconstruídas. Tomada como importante imagem dos fluxos identitários contemporâneos, a performance transformista celebra o trânsito, o entrelugar e a fronteira, questionando os papeis sexuais/sociais preestabelecidos. Nessa cena em que, tradicionalmente, as representações do feminino são performadas por homens, Jéssica quer saber como uma atriz/mulher pode se tornar uma outra mulher, para além de sua identidade biológica.

O ruído intencional repensa os limites que embaçam as relações entre o desejo e as identificações. Jéssica Cristopherry é um filme de amor pela cena transformista e seus artistas. Ganhando pouco e investindo muito, esses artistas alimentam largas horas de show, dublando e interagindo com públicos diversos. Potencializam a ambiguidade entre ser e não ser mulher, cantar e não cantar, viver e não viver em um mundo glamourizado. Com leveza, bom humor e muito afeto, Jéssica é sobre eles.

Além do lançamento no cinema, Jéssica Cristopherry cumprirá uma micro temporada nos bares em que foi gravado o documentário, All Club e Melancia Blue, no Beco dos Artistas, sob a batuta de Gina d’Mascar e Rainha Loulou. O filme conta com a produção da Movioca – Content House e recursos do Governo do Estado da Bahia, através do Edital Demanda Espontânea/2011.

Fotos:Agnes Cajaiba/Genilson Coutinho

FICHA TÉCNICA:

Roteiro e Direção: Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge/ Produção Executiva: Movioca Content House e Buh!Fu Filmes/ Elenco: Aldo Zeck, Bruno Santiago, Jean Carlos Macêdo, Luiz Santana, Paula Lice, Rodrigo Dourado e Valécio Santos.

SERVIÇO:

O quê? Lançamento do documentário Jéssica Cristopherry.

Quando? Dia 26/03/2013, 20h30.

Onde? Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha

Quanto? Entrada Gratuita.

Duração do filme? 52 min.

Locais de exibições :

27/03, no ALL CLUB, 22h, com Gina de Mascar.

03/04, no ALL CLUB, 22h, com Gina de Mascar.

07/04, no Melancia Blue, 22h, com Rainha Loulou.

19/04, no Melancia Blue, 22h, com Rainha Loulo