Documentario sobre militância de pessoas vivendo com HIV será lançado no Rio com sessão gratuita ; assista ao trailer

AIDS em pauta, Slider
26 de abril de 2019
por Genilson Coutinho

“Você namoraria um soropositivo?”. Essa é a pergunta que uma das seis personagens do documentário Tente Entender o Que Tento Dizer deixa no ar durante sua fala, provocando a reflexão do espectador. O filme, dirigido por Emília Silveira, será lançado dia 4 de maio, às 10h30, no Cine Odeon. A sessão será gratuita e aberta ao público. Durante o evento, o Grupo Pela Vidda disponibilizará gratuitamente o Teste Rápido para HIV através de amostra de fluido oral, com resultado em 30 minutos.

Um contraponto à desinformação, o filme mostra que a vida é rica em possibilidades ao acompanhar a rotina de seis pessoas soropositivas das mais variadas classes sociais, profissões, orientações sexuais e religiosas em seu cotidiano. “Eu quis mostrar no filme que o HiV não é uma questão de nicho, ele pode atingir a todos nós”, diz Emília Silveira. “Como a letalidade da doença diminuiu nos últimos anos, essa questão estava meio abafada, as pessoas estão falando menos sobre o assunto. Mas essa ainda é uma temática urgente”, afirma a diretora.

Produzido por Daniel de Souza, Luciana Boal Marinho e Alberto Graça, e com roteiro de Miguel Paiva em parceria com a diretora, Tente Entender o Que Tento Dizer mostra a força do coletivo e da militância na transformação de pessoas e realidades marcadas pelas barreiras impostas pelo HIV. “Não podemos perder para a morte civil. A estigmatização e o preconceito são muito piores que o próprio vírus”, diz Daniel de Souza.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde no final do ano passado, foram notificados no Brasil mais de 247 mil casos de HIV entre 2007 e 2018. No entanto, houve queda de 16.5% nas taxas de mortalidade nos últimos quatro anos. Segundo o mesmo boletim, também houve queda de detecção de novos casos de AIDS. Hoje, a taxa de incidência é de 18.3/100 mil habitantes. Em 2013, essa taxa era 21,5/100 mil habitantes. Mas o boletim destaca algumas fragilidades, como o avanço do vírus em meio a alguns recortes da população: jovens com 14 a 24 anos de idade representam 50% dos infectados.

Testagem: Na ocasião do lançamento do filme será realizada uma testagem comunitária promovida pelo grupo Pela Vidda. A expectativa é que cerca de 60 testes sejam feitos no dia. Podem fazer a testagem maiores de 14 anos de idade, com jejum de 5 minutos. “É um teste de triagem, não é um teste diagnóstico. O resultado sai em até 30 minutos e é dado de forma a garantir o sigilo e a privacidade”, diz o Coordenador geral do grupo, Marcio Villard.

A ampliação da testagem rápida por fluido oral vem ocorrendo desde 2014, quando o Ministério da Saúde, criou a estratégia “Viva Melhor Sabendo”, em que atua em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC) para a realização dos testes. “O aumento do diagnóstico tem sido uma estratégia crucial para cada vez mais identificarmos as pessoas vivendo e, com isso, iniciarmos o mais precocemente o tratamento. Assim evitamos que as pessoas adoeçam e, ao mesmo tempo, interrompemos a cadeia de transmissão do vírus”, diz Villard.

Sinopse: “Tente Entender o que tento dizer” é um documentário sobre a força do coletivo e da militância na transformação de pessoas e realidades marcadas pelas barreiras impostas pelo HIV. Um contraponto à desinformação, o filme mostra que a vida é rica em possibilidades ao acompanhar a vida de 6 personagens soropositivos das mais variadas classes sociais, profissões, orientações sexuais e religiosas em seu cotidiano.

Ficha Técnica:

Direção: Emilia Silveira
Produção: Luciana Boal Marinho, Alberto Graça e Daniel de Souza
Produção executiva: Diego Paiva
Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche
Som: Frederico Massine
Roteiro: Miguel Paiva e Emilia Silveira
Montagem: Vinicius Nascimento
Edição de Som e Mix: Bernardo Uzeda
Cor: Paulo de Andrade

Gênero: Documentário
Duração: 80 minutos
País: Brasil

Trailer Tente entender o que tento dizer from Paella Filmes on Vimeo.

Lançamento

Filme: Tente Entender o que Tento Dizer

Documentário, 80 minutos

Data: sábado, 04 de maio, às 10h30

Local: Cine Odeon: Praça Floriano, 7, Centro, Rio de Janeiro

Capacidade de Público: 600 lugares

Entrada Franca