Cinema

No Circuito

Documentário ‘Pernambués – Quilombo Urbano’ será nesta segunda-feira (25) no Youtube

Genilson Coutinho,
25/05/2020 | 09h05

O documentário Pernambués – Quilombo Urbano, que utiliza elementos da sétima arte para retratar aspectos sociais e culturais de Pernambués, será lançado na próxima segunda-feira (25) às 8h no Canal do Youtube da Fundação Gregório de Matos .

Com roteiro e direção de Lúcio Lima, Pernambués – Quilombo Urbano retrata em vinte e nove minutos, toda a construção do bairro e seu contexto histórico, desde os laranjais à sua desvinculação do Cabula, percorrendo por rostos e raças que o torna o atual bairro mais negro de Salvador já que quase cinquenta mil moradores de aproximadamente sessenta e cinco mil habitantes se declaram negros de acordo com o IBGE.

“Oriundo do antigo Quilombo do Cabula, Pernambués, bairro periférico de Salvador, nasceu trazendo em sua raiz uma negritude que pode ser vista em sua paradoxal existência entre os casarões nobres e a resistência de um povo batalhador”, afirma Lúcio Lima.

As histórias navegam pelas personalidades nascidas em Pernambués, sendo conduzidas pelo rapper Negro Davi, músico da comunidade, que carrega consigo as marcas da luta pelo reconhecimento do seu local de origem.

“O documentário não fala só sobre um bairro, ele navega pelas ondas que carregam memórias, lutas e realizações, ingredientes que fazem de qualquer local um mar de descobertas”, acrescenta Lima.

O documentário é fruto do edital Arte Todo Dia – Ano V da Fundação Gregório de Mattos e ficará disponível no Youtube da Fundação de 8h até 21h no dia 25 de maio e depois será exibido publicamente em Pernambués antes de participar de festivais de cinema.

“O propósito deste doc é fortalecer o protagonismo juvenil e mudar a visão marginalizada que as pessoas têm sobre o bairro. É muito importante lançar esse filme pois possibilita que Pernambués vire linguagem para os moradores se verem e se retratarem no cinema”, conclui o diretor.

Confira o trailer:

Ficha Técnica:

Roteiro e Direção: Lúcio Lima

Assistentes de direção: Gutemberg da hora e Roberto Salles

Produção executiva: Juliana Pereira

Direção de produção: Jedjanes Mirtes

Direção de fotografia: Rubem Araujo e Denilson Mota

Captação de Áudio: Alex Barsant

Produção: Naiara Silva

Assistentes de produção: Pedro Abud e Mario Jorge (Batman) 

Designer Gráfico: Anderson Shon

Edição e Montagem: Gustavo Pereira