Documentário “Mulheres Negras: Projetos de Mundo” revela depoimentos surpreendentes sobre feminismo negro

Comportamento, Social
23 de janeiro de 2017
por Genilson Coutinho

Foto_Daisy Serena

Acontece na próxima quinta-feira (23), a partir das 20h – no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA), o lançamento do filme Mulheres Negras: Projetos de Mundo.

Dirigido pela feminista negra, Day Rodrigues em parceria com Lucas Ogasawara, o documentário conta com depoimentos de Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara e Nenesurreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves.

O documentário traz contribuições sobre o feminismo negro e sua importância, revela nove vozes femininas negras de maneira suave e potente, onde cada mulher fala da sua experiência de sobrevivência calcada em sua raça, gênero, classe e desvendam o que significa habitar em pele negra.

“Há poucas coisas tão poderosas e transformadoras no mundo do que a união entre mulheres. Quando se tratam de mulheres negras, as experiências coletivas regem as trajetórias desde a vinda forçada para o Brasil; a resistência e luta pela liberdade, e quando livres, ainda padecem do racismo persistente na sociedade brasileira”, conta Day Rodrigues.

O lançamento oficial ocorreu no dia 12 de setembro  do ano passado, no Cine Olido – São Paulo (SP) tendo mais de 600 pessoas. Além de São Paulo (capital), o filme já foi apresentado em Santos, Brasília, Bragança Paulista, Diadema e Belém do Pará.

Serviço

Mulheres Negras: Projetos de Mundo – O Filme (25 min.)

Dia: 26 de Janeiro de 2017

Local: Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA)

Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória

Grátis

Ficha técnica

Direção: Day Rodrigues e Lucas Ogasawara

Argumento, entrevistas, roteiro e produção: Day Rodrigues

Roteiro, fotografia e montagem: Lucas Ogasawara

Música: Sandro Bueno e Mauro Marianno

Color grading: Maísa Joanni

Mixagem: Laurent Mis

Maquiagem: Gabriela Souza

Diagramação: Tatiana Cardoso