Cinema

No Circuito

Documentário em homenagem as balizas gays será exibido em TV aberta

Genilson Coutinho,
01/07/2020 | 21h07

Em uma parceria entre a TVE Bahia e a Obá Cacauê Produções, o curta metragem Balizando 2 de Julho, lançado em julho de 2019, será exibido nesta quinta-feira, 2 de julho, às 20h no canal aberto. A exibição do filme é uma forma de, além de celebrar a diversidade e a comunidade LGBTQI+, manter viva a comemoração à data mais importante da Bahia, uma vez que o desfile foi cancelado esse ano devido à pandemia do COVID – 19.

O curta acompanha a participação de membros da comunidade LGBTQI+ no Desfile do 2 de Julho de 2019, ora concentrando suas lentes na atuação das balizas e balizadores, ora com o público que prestigia o momento. Há mais de 16 anos eles se reúne na região da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Avenida 7 de Setembro, em Salvador, e vibram com as performances das balizas. O documentário é uma ode a diversidade no mais importante desfile cívico da Bahia, uma pré-Parada LGBTQI+, que se formou espontaneamente e cresceu lindamente no Largo do Rosário.

Inédito na tv, “Balizando 2 de Julho” recebeu o Prêmio Direitos Humanos – Portal ClicRec e Menção Honrosa pelo Júri ABD/APECI no VII RECIFEST – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero, na Mostra Competitiva de Curtas-metragens em Recife-PE.

O documentário, com roteiro e direção de Marcio Lima e Fabiola Aquino, foi contemplado com o edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e é um projeto da Obá Cacauê Produções, contando com apoio do site Dois Terços e do Grupo Gay da Bahia (GGB).

Serviço

O que: Exibição do doc Balizando 2 de Julho
Quando: dia 2 de julho de 2020
Horário: 20h
Onde: TVE Bahia (canal 10.1 digital)