Documentário Atras dos olhos será exibido no Teatro Gregório de Mattos

Comportamento, Social
31 de agosto de 2015
por Genilson Coutinho

Pauletefuracao_ genisloncoutinho 030

Neste quarta-feira(2), será exibido o documento Atrás dos olhos, no Teatro Gregório de Matos. O filme conta a trajetória de algumas travestis que ajudaram a construir a Associação de Travestis e Transexuais de Salvador (ATRAS). O evento começa às 18h30 e, após a exibição do curta, será realizado um debate entre Martinha, histórica ativista e uma das integrantes do filme, Milena Passos, atual presidenta da ATRAS, Viviane V., transativista, coordenadora do site Transfeminismo, mestranda e integrante do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS) e Carla Freitas, produtora do documentário, mestranda e integrante do CUS.

O documentário foi viabilizado através do edital de Culturas Identitárias da Secretaria Estadual de Cultura do Estado da Bahia e conta a história da militância trans* na Bahia pela perspectiva das travestis que ajudaram a fundar, em 1996, a ATRAS. Nele encontramos depoimentos de importantes ativistas, a exemplo de Andrezza Belushi, Karla Falhao, Keila Simpson, Martinha, Milena Passos e Ranella Márcia.

A realização do documentário é uma parceria da ATRAS com o CUS  e CAV (Coletivo de Audiovisual do CULT), os dois últimos vinculados ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA. Sob direção de André Araujo e Fábio Fernandes, o filme, que tem 25 minutos, narra os processos de violência sofridos por essas pessoas, mas com um foco especial nas narrativas de resistências e micropolíticas dessas importantes ativistas.

Entre as entrevistadas no documentário, um dos destaques é Martinha. Ela conta sobre a importância da ATRAS em sua história de vida e como percebe as mudanças do período da ditadura militar até os dias atuais. A exibição terá um custo de 10 reais que serão revertidos para um auxílio à Martinha, que teve sua casa criminalmente incendiada por razões transfóbicas no bairro da Barroquinha.

O que: Exibição do documentário Atrás dos olhos, seguido de debate

Quando: 2 de setembro, às 18h30

Onde: Teatro Gregório de Matos – Praça Castro Alves – Centro Histórico de Salvador

Quanto: 10 reais, revertidos para Martinha