HIV em pauta

Doc-reality ‘Deu Positivo’ estreia nova temporada nesta quinta-feira ( 1º) na MTV

Genilson Coutinho,
30/11/2021 | 23h11
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira 1º de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, a MTV estreia a segunda temporada de “Deu Positivo”, um doc-reality protagonizado por pessoas reais que vivem com o HIV. Em três episódios, a série revisita alguns participantes da primeira temporada, exibida pela MTV em 2020, e traz novos personagens que mostram que viver com HIV não os impede de ter qualidade de vida, realizar sonhos, concretizar projetos e que, com informação, autocuidado, boa adesão ao tratamento e rede de apoio, é possível viver de forma saudável e plena.

Ao longo desta nova temporada, o público irá conhecer mais sobre a vida do ator Gabriel Comicchioli; da escritora Thais Renovatto; da jovem Jenniffer Besse; do publicitário Felipe Rodrigues; do cantor Gaê; do fotógrafo Raul Nunnes; entre outros. O primeiro episódio, que vai ao ar no dia 1º de dezembro, às 23h30, na MTV, destaca como uma rede de afetos e o apoio de parentes e amigos são fundamentais para essas pessoas viverem bem e seguirem em frente.

“Deu Positivo” dá visibilidade e traz à tona um tema tão relevante e que atinge tantas pessoas no país. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, aproximadamente 936 mil pessoas vivem com o vírus HIV no Brasil, sendo que 88% estão diagnosticadas, destas 71% encontram-se em tratamento antirretroviral e destas 63% estão com carga viral indetectável. 1

“A primeira temporada da série “Deu Positivo” teve uma excelente repercussão. Conseguimos levar informação sobre o HIV para a população geral e mostrar, através de histórias reais, que é possível viver com HIV e ter qualidade de vida. Nesta segunda temporada,continuamos fortalecendo a importância da prevenção contra o vírus, da discussão sobre estigma e trazendo pessoas reais para compartilharem suas experiências e aprendizados. Nós, da GSK/ViiV Healthcare, temos muito orgulho deste projeto e da nossa contribuição para o enfrentamento do HIV/AIDS no país”, conta Gunnar Riediger, Líder da Unidade de Negócios BioTech da GSK.

“O reconhecimento e o engajamento em torno de ‘Deu Positivo’ são evidências de como as séries de entretenimento, que vivem um período de grande popularidade no Brasil e no mundo, podem também prestar um serviço à sociedade. A solidez e relevância do projeto são resultado de um trabalho altamente colaborativo, que se conecta profundamente com a causa do HIV e a linguagem do público jovem. A segunda temporada apresenta, de forma muito sensível e potente, como afeto , dedicação e empatia transformam a vida de famílias e pessoas que vivem com HIV”, explica Fernanda Menegotto, sócia-diretora da Vbrand.

“Conteúdo de sucesso e relevância é isso: contar boas histórias que possam contribuir de maneira positiva na vida das pessoas. Agradeço a todo elenco que, lindamente, contou suas histórias de impacto e a toda equipe técnica que, com sensibilidade, tornou esse conteúdo mais brilhante ainda”, comenta Luciana Pires, produtora executiva da Cinegroup.

Deu Positivo é uma produção importante e necessária no combate à luta contra a AIDS e, também, contra o estigma e o preconceito que a acompanham“, comenta Tiago Worcman, SVP, head de marcas jovens e de entretenimento para ViacomCBS Networks Americas. “E a MTV, como marca jovem e engajada, não poderia ficar de fora dessa discussão e nem deixar de levar esse assunto para sua audiência“, finaliza.

O doc-reality “Deu Positivo” vai ao ar nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, às 23h30, na MTV .

Sinopses dos episódios

No primeiro episódio, Gabriel Comicchioli, ator de 25 anos, apresenta a sua mãe Arline. Thais Renovatto, escritora e autora do livro “5 anos Comigo”, mãe de dois filhos, conta um pouco sobre a sua vida e apresenta a sua mãe, Celina. E Jennifer Besse, de 32 anos, que planeja um dia também ter seu bebê, apresenta a sua sogra, Fátima.

Já o segundo episódio conta a história de Felipe Rodrigues, um publicitário de 25 anos, que descobriu há 8 meses que vive com o HIVo HIV e, seguindo o correto tratamento, já está com a carga viral indetectável. Felipe conta que a informação tem o ajudado a superar o estigma da AIDS e agora ele quer ajudar a levar informação a quem não tem e, também, trocar experiências com mais pessoas que vivem com HIV. Nessa trajetória, Felipe conhecerá David, de 30 anos, que trabalha como voluntário no acolhimento do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP.

E, finalizando a nova temporada, no terceiro episódio é possível conhecer o Gaê, um multiartista de 29 anos que está prestes a lançar seu primeiro álbum como cantor. Depois de ser uma referência sobre HIV com seu canal no YouTube, hoje ele se dedica a uma vida profissional desconectada de sua sorologia. Gaê é uma inspiração para Raul Nunnes, fotógrafo e diretor de arte de 31 anos que viveu uma revolução profissional após seu diagnóstico. Em seu mais recente projeto fotográfico, Raul quer construir uma nova imagem das pessoas com HIV, projetando saúde e sucesso – e tem Gaê como referência dessa nova narrativa.

SERVIÇO:

Deu Positivo (segunda temporada) – doc-reality em três episódios

Estreia: dia 1º de dezembro, às 23h30, na MTV (consulte sua operadora).

Episódios 2 e 3 estreiam, respectivamente, em 2 e 3 de dezembro, sempre às 23h30, na MTV (consulte sua operadora)

***

Sobre a Vbrand

No mercado desde 2012, a Vbrand é uma empresa do Grupo Inpress especializada em consultoria de negócios para o Brand Entertainment a partir do audiovisual. Parceira das principais produtoras e plataformas de distribuição do País e da América Latina, sua atuação engloba todas as etapas de projeto, incluindo estratégia, produção-executiva, conceituação criativa, inteligência de distribuição, amplificação e funding. Com foco em autenticidade, relevância e propósito corporativo e de branding, a Vbrand já trabalhou com mais 1100 projetos para mais de 200 marcas.É idealizadora da Semana do Brand Entertainment, que junto ao Sicav – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual – realizou sua segunda edição em 2020.

Sobre a Cine Group

No mercado audiovisual há mais de 20 anos, a Cine Group tem em seu currículo programas de TV, filmes documentais e de ficção, publicidade e institucionais. Além de dez temporadas de “Chegadas e Partidas” (vencedor do Prêmio APCA), produziu o reality “Santa Ajuda” e a série documental “Boas-Vindas”. Entre as produções está o programa “Poesia e Prosa”, apresentado por Maria Bethânia, e “Filosofia e Música”, vencedor do Prêmio Rio2C de melhor programa de variedades. Entre outras realizações, se destacam “Era Uma Vez Uma História” (Band/Warner), com Dan Stulbach, e “Brasil: DNA África” (GloboNews/ BBC Earth). Com o reality “O Infiltrado” (History ) e a série “Destino: Educação” (Futura) foi finalista do Emmy International.

Sobre a GSK/ViiV Healthcare

A ViiV Healthcare foi criada em 2009, a partir de uma joint venture entre a GSK e a Pfizer, formando uma companhia global dedicada exclusivamente a tratamentos para o HIV. Em 2012, a japonesa Shionogi completou a sociedade. Atualmente, a GSK detém 76,5% de participação na empresa. Como líder em pesquisa e desenvolvimento de tratamentos para o HIV, a ViiV Healthcare possui operações em mais de 50 países. A GSK é o distribuidor da ViiV Healthcare no Brasil.

Sobre a MTV Brasil

A MTV Brasil tem como público-alvo os jovens, principalmente na faixa etária de 15 e 30 anos – quase metade da audiência do canal é formada por pessoas de 18 a 34 anos. A MTV é top of mind dos jovens brasileiros: reúne programação variada e multiconectada, assim como o perfil de seus espectadores. Só no Brasil, são mais de 15 milhões de domicílios assinantes, com potencial de impacto de aproximadamente 47 milhões de pessoas. A marca MTV está presente em várias plataformas digitais: Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Spotify, Snapchat e Rede Music. Fazem parte da grade de programação do canal produções locais como o reality De Férias com o Ex Brasil, o MTV Hits que traz as novidades do mundo da música – além de reality shows, séries, filmes de sucesso e animações internacionais. Produção original brasileira, o reality Adotada foi indicado ao Emmy Internacional® 2016 na categoria ‘Programa de Entretenimento Não Roteirizado’. A MTV também apresenta sucessos do portfólio da ViacomCBS International, como Geordie Shore e MTV Cribs, além do melhor do conteúdo global do canal, dublado em português e com opções legendadas. Proporcionar experiências relevantes aos jovens, trazendo para o Brasil grandes eventos que a marca faz em outros países, como o MTV MIAW, é um dos objetivos da MTV. Desde agosto de 2018, o canal MTV Live HD estreou no país, com exclusividade na operadora de TV, Claro, complementando o portfólio da ViacomCBS na região.

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

Referência:

1 BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório de Monitoramento Clínico do HIV 2020. Brasília-DF. 2020. (Atualizado em 12 de agosto de 2021). Disponível em. Acesso em: 28 out. 2021.