HIV em pauta

Notícias

Televisão

Doc-reality Deu Positivo, com pessoas que vivem com HIV, estreia no Globoplay

Genilson Coutinho,
02/09/2021 | 15h09

O doc-reality Deu Positivo, projeto idealizado pela Vbrand e coproduzido com a Cine Group para a GSK/ViiV Healthcare, está disponível para assinantes do Globoplay, desde agosto de 2021. Neste doc-reality, protagonizado por pessoas que vivem com o HIV, as pessoas mostram suas histórias com naturalidade e clareza, mas também lidam com estigmas e preconceitos que, até os dias atuais, rondam a causa.

Deu Positivo foi gravado durante a pandemia e contempla três episódios. No primeiro episódio, o doc-reality conta a história de Victor Bebiano, um multiartista de 23 anos que, recentemente, tornou público que vive com HIV. Victor namora há dois anos com o cenógrafo e aderecista Guilherme Custódio, formando um casal sorodiscordante.

Além do projeto visual encabeçado pelos dois, Victor decidiu gravar uma música e produzir um clipe que apresenta, em formato artístico, a pluralidade de corpos e rostos de pessoas que vivem com HIV. “Enquanto a gente não botar nossa cara, e mostrar quem a gente é, mostrar os nossos corpos, nossos rostos, mostrar como a gente vive, as pessoas vão continuar mantendo aquele estereótipo do passado”, afirma ele.

O criador de conteúdo Gabriel Comicholi vai performar no clipe do novo amigo enquanto trocam experiências e debatem sobre assuntos corriqueiros na realidade de pessoas soropositivas, em especial sobre o conceito I=I (Indetectável = Intransmissível).

O impacto e potencial do Globoplay permite ampliar o alcance de um tema tão importante no Brasil, onde aproximadamente 920 mil pessoas vivem com HIV1. Dados publicados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2019, das pessoas que vivem com HIV no Brasil, 89% já foram diagnosticadas; destas, 77% estão em tratamento e, desse percentual, 94% atingiram supressão viral 1 .

“Ao longo dos anos a GSK/ViiV Healthcare tem desenvolvido diversas ações a fim de fomentar a prevenção e o diagnóstico precoce, além de desmistificar questões em torno do HIV. Com a série “Deu Positivo”, levamos informação para o público geral e mostramos através de histórias reais como é possível viver com HIV e com qualidade de vida. Projetos como esse trazem à tona a importância do tema para o enfrentamento do HIV/AIDS no país”, comenta Gunnar Riediger, BioTech Business Unit Head da GSK.

“Nós vínhamos conversando com a GSK antes mesmo da pandemia sobre a relevância do entretenimento audiovisual para se conectar, de forma autêntica, com a geração Z, na sensibilização da causa do HIV. O Globoplay dará mais visibilidade para um tema importante, muitas vezes tabu, mas que precisa ser visto e discutido por todos. O resultado dessa jornada de cocriação, de brand entertainment na essência, é essa série emocionante, impactante e que traduz genuinamente o propósito da marca”, explica Fernanda Menegotto, sócia-diretora da Vbrand.

“Encontrar as pessoas vivendo com HIV que fizeram parte desta temporada de “Deu Positivo” foi um processo muito particular e de crescimento para toda a equipe de pesquisa, em especial pela responsabilidade de manter o sigilo sobre a sorologia das pessoas que preferem não divulgar essa informação, o que é um direito delas, assegurado por lei”, comenta Luciana Pires, produtora executiva da Cinegroup.

Deu Positivo é um projeto da farmacêutica GSK/ViiV Healthcare coproduzido pela Vbrand e Cine Group com promoção do Globoplay.

Confira a sinopse dos demais episódios:

O segundo episódio conta a história de André Araújo (32), um jovem potiguar que chegou a São Paulo para expandir seus horizontes, no mesmo momento que recebe o diagnóstico de que vive com HIV. Engajado na militância artística contra sorofobia, sua jornada vai ser acompanhada por Micaela Cyrino.

Lucas Raniel convida a jovem Victória Petrinni (26) para conhecer um projeto de acolhimento e ouve sua história de relação sorodiferente com a namorada Gabi (25). Lucas vai com André até o estúdio de tatuagem de um ex-amigo para ajudá-los a se reaproximarem e superarem a sorofobia do tatuador. Por fim, André convida todos os participantes para assistirem a performance. Impactados pela performance cada participante compartilha o relato de sua transformação.

O terceiro episódio conta a história de Emer Conatus, um educador cultural de 26 anos, que vive com HIV e atua em diversas ações para informar e educar. A iniciativa mais recente de Emer é o podcast Preto Positivo, que ele co-produz com Raul Nunnes.

No episódio, Emer vai convidar a artista plástica Micaela Cyrino para participar do podcast. Em paralelo, há uma história B, na qual o digital influencer Lucas Raniel irá encontrar Renata Ferreira para uma massagem. Renata estuda estética e faz um importante trabalho como vice-presidente de um grupo de apoio que atua em comunidades.

O episódio terá como tema principal a importância das redes de afeto para propagar informação e superar o preconceito contra o HIV.

SERVIÇO – ESTREIA DEU POSITIVO GLOBOPLAY

Estreia: AGOSTO/2021

Nota de esclarecimento: As gravações da série Deu Positivo respeitaram os protocolos de segurança de produções audiovisuais, as recomendações das autoridades de saúde e as normas vigentes do poder público para conter a pandemia do Covid-19 em 2020. Toda a equipe e os personagens participantes da série fizeram testes clínicos e todos os exames apresentaram resultado negativo.

Sobre a GSK

A GSK é uma empresa global de saúde com foco em ciência e com um propósito especial de ajudar as pessoas a fazer mais, sentir-se melhor e viver mais. Temos três negócios globais que pesquisam, desenvolvem e fabricam medicamentos inovadores, vacinas e produtos de saúde. Somos uma das empresas de saúde mais inovadoras, confiáveis e com o melhor desempenho do mundo. Para mais informações, acesse https://www.gsk.com.br

Sobre a ViiV Healthcare

A ViiV Healthcare foi criada em 2009, a partir de uma joint venture entre a GSK e a Pfizer, formando uma companhia global dedicada exclusivamente a tratamentos para o HIV. Em 2012, a japonesa Shionogi completou a sociedade. Atualmente, a GSK detém 76,5% de participação na empresa. Como líder em pesquisa e desenvolvimento de tratamentos para o HIV, a ViiV Healthcare possui operações em mais de 50 países. A GSK é o distribuidor da ViiV Healthcare no Brasil.

***

Sobre a Vbrand

No mercado desde 2012, a Vbrand é um empresa do Grupo Inpress especializada em consultoria de negócios para o Brand Entertainment a partir do audiovisual. Parceira das principais produtoras e plataformas de distribuição do País e da América Latina, sua atuação engloba todas as etapas de projeto, incluindo estratégia, produção-executiva, conceituação criativa, inteligência de distribuição, amplificação e funding. Com foco em autenticidade, relevância e propósito corporativo e de branding, a Vbrand já trabalhou com mais 1100 projetos para mais de 200 marcas.É idealizadora da Semana do Brand Entertainment, que junto ao Sicav – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual – realizou sua segunda edição em 2020.

***

Sobre a Cine Group

No mercado audiovisual há mais de 20 anos, a Cine Group tem em seu currículo programas de TV, filmes documentais e de ficção, publicidade e institucionais. Além de dez temporadas de “Chegadas e Partidas” (vencedor do Prêmio APCA), produziu o reality “Santa Ajuda” e a série documental “Boas-Vindas”, cuja última temporada foi gravada remotamente durante a pandemia. Entre as produções está o programa “Poesia e Prosa”, apresentado por Maria Bethânia, e “Filosofia e Música”, vencedor do Prêmio Rio2C de melhor programa de variedades. Entre outras realizações, se destacam “Era Uma Vez Uma História” (Band/Warner), com Dan Stulbach, e “Brasil: DNA África” (GloboNews/ BBC Earth). Com o reality “O Infiltrado” (History ) e a série “Destino: Educação” (Futura) foi finalista do Emmy International.