Do Piauí, RaSHa SHow convoca soteropolitanos para uma batalha artística contra preconceitos

No Circuito, Teatro
13 de agosto de 2018
por Genilson Coutinho

Dentro da 12ª edição do encontro internacional de artes IC – que acontece de 21 a 26 de agosto em Salvador, movido pelo mote “Arte como Luta” –, está uma residência artística do RaSHa SHow. Vindo do Piauí, o coletivo vai somar a seus membros 20 participantes selecionados de Salvador, que passarão por uma vivência entre os dias 21 e 24 para apresentar, no dia 25, o “RASHA BATALHA”, ato inspirado nas tradicionais batalhas de breaking, mas combatendo o controle sobre corpos, o preconceito e a hipocrisia. Interessados podem se inscrever até 10 de agosto em www.icencontrodeartes.com.br.
“RASHA BATALHA” foi o primeiro trabalho realizado pelo RaSHa SHow. Surgiu na “Battle Dirceu – Batendo Cabeça”, em 2013. Em resumo, um racha entre BBoys e drag queens que invadiu um popular evento de break de Teresina, tomando emprestado e buscando ampliar os sentidos de uma manifestação presente nas batalhas de breaking. A partir dessa experiência, o “RASHA BATALHA” se configura como um acontecimento que borra os limites entre festa, batalha e espetáculo, envolvendo BBoys, BGirls, drags, manas, monas e bixas em geral. Uma batalha contra os corpos estáveis e dominantes, contra o controle sobre corpos, contra o preconceito e a hipocrisia. É um grito dançado, uma revolução descontraída, uma estética da liberdade, que conclama poder aos corpos periféricos.

Aperta o play é confere um pouco do bafho .

A residência vai se desenvolver em sala de ensaio do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, e a apresentação final será no Pátio do Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitória, com entrada franca e classificação indicativa de 18 anos. Os 20 selecionados receberão uma ajuda de custo de R$ 150.

O IC12, realizado pela Dimenti Produções Culturais, tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.
IC12: ARTE COMO LUTA
RASHA BATALHA – RaSHa SHow (PI)
INSCRIÇÃO PARA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E FORMAÇÃO DE ELENCO
Quando: Até 23h59 de 10 de agosto (sexta-feira)
Onde: www.icencontrodeartes.com.br
TEMPORADA DE RESIDÊNCIA
Quando: 21 a 24 de agosto (terça a sexta), das 13h às 18h
Onde: Sala de ensaio do Teatro Castro Alves
APRESENTAÇÃO
Quando: 25 de agosto (sábado), 20h
Onde: Pátio do Goethe-Institut Salvador-Bahia
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos
www.icencontrodeartes.com.br
www.facebook.com/icencontrodeartes | www.instagram.com/icencontrodeartes