No Circuito

Teatro

Do Piauí, RaSHa SHow convoca soteropolitanos para uma batalha artística contra preconceitos

Genilson Coutinho,
13/08/2018 | 08h08

Dentro da 12ª edição do encontro internacional de artes IC – que acontece de 21 a 26 de agosto em Salvador, movido pelo mote “Arte como Luta” –, está uma residência artística do RaSHa SHow. Vindo do Piauí, o coletivo vai somar a seus membros 20 participantes selecionados de Salvador, que passarão por uma vivência entre os dias 21 e 24 para apresentar, no dia 25, o “RASHA BATALHA”, ato inspirado nas tradicionais batalhas de breaking, mas combatendo o controle sobre corpos, o preconceito e a hipocrisia. Interessados podem se inscrever até 10 de agosto em www.icencontrodeartes.com.br.
“RASHA BATALHA” foi o primeiro trabalho realizado pelo RaSHa SHow. Surgiu na “Battle Dirceu – Batendo Cabeça”, em 2013. Em resumo, um racha entre BBoys e drag queens que invadiu um popular evento de break de Teresina, tomando emprestado e buscando ampliar os sentidos de uma manifestação presente nas batalhas de breaking. A partir dessa experiência, o “RASHA BATALHA” se configura como um acontecimento que borra os limites entre festa, batalha e espetáculo, envolvendo BBoys, BGirls, drags, manas, monas e bixas em geral. Uma batalha contra os corpos estáveis e dominantes, contra o controle sobre corpos, contra o preconceito e a hipocrisia. É um grito dançado, uma revolução descontraída, uma estética da liberdade, que conclama poder aos corpos periféricos.

Aperta o play é confere um pouco do bafho .

A residência vai se desenvolver em sala de ensaio do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, e a apresentação final será no Pátio do Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitória, com entrada franca e classificação indicativa de 18 anos. Os 20 selecionados receberão uma ajuda de custo de R$ 150.

O IC12, realizado pela Dimenti Produções Culturais, tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.
IC12: ARTE COMO LUTA
RASHA BATALHA – RaSHa SHow (PI)
INSCRIÇÃO PARA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E FORMAÇÃO DE ELENCO
Quando: Até 23h59 de 10 de agosto (sexta-feira)
Onde: www.icencontrodeartes.com.br
TEMPORADA DE RESIDÊNCIA
Quando: 21 a 24 de agosto (terça a sexta), das 13h às 18h
Onde: Sala de ensaio do Teatro Castro Alves
APRESENTAÇÃO
Quando: 25 de agosto (sábado), 20h
Onde: Pátio do Goethe-Institut Salvador-Bahia
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos
www.icencontrodeartes.com.br
www.facebook.com/icencontrodeartes | www.instagram.com/icencontrodeartes