Diversidade é tema do Festival de Sustentabilidade, Cultura e Arte no Santo Antônio Além do Carmo

Notícias
26 de maio de 2017
por Genilson Coutinho

13434907_1374037565946480_3565716941219097608_n

Ações formativas, performances teatrais, exibição de documentários, feiras, recitais de poesia, oficinas de grafite e apresentações musicais estão entre as atividades da programação do Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte (FUSCA), que acontece de 1º e 4 de junho, das 9h às 17h, no Santo Antônio Além do Carmo.

Gratuita e aberta ao público, a terceira edição do evento destacará temas como Arte e Diversidade, mobilizando moradores do bairro e fazendo um convite a toda a população para usarem os espaços públicos como forma de expressão artística e integração social.

Colaborativo e sem fins lucrativos, o Festival ocupará três espaços do bairro: a praça principal, o Espaço Marques, que integra a Paróquia, e o Forte do Santo Antônio, com projetos desenvolvidos em parceria com moradores do bairro, artistas, poetas, músicos e expositores locais além de estudantes e professores da UNIFACS.

Organizado em parceria com o site de cultura LGBT Dois Terços, o evento tem como objetivo chamar atenção para questões relacionadas à diversidade, arte e sustentabilidade, sensibilizando os públicos para a produção e o consumo da arte e da cultura em todas as suas formas de manifestação, e dos temas que envolvem as questões dos direitos humanos e promoção da cultura da paz. O Festival conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador.

13418677_1374037649279805_837161707645724886_n

Na programação, feiras de artesanato e vestuário, oficinas de modelagem, reciclagem e grafite, atividades com artes visuais, exposição fotográfica, recitais de poesias, performances teatrais, música e ações formativas, além de Espaço Zen, com massagem relaxante e Espaço Saúde, com ações como aferição de pressão e orientação sobre DSTs.

O Festival da Diversidade apresentará também protótipos e tecnologias sociais para a comunidade e promoverá atividades esportivas e diversão como rodas de samba, Quadrilha da Diversidade, recital, varal de poesias, parquinho na praça, brincadeiras infantis, jogos, exibição de documentários e apresentação de grupos culturais e bandas.

Durante o evento, serão recebidas doações de alimentos não perecíveis, kits de higiene, fraldas descartáveis e material escolar. Além disso, a organização estará recebendo doações de ração e produtos destinados à Associação Protetora de Animais.

FUSCA

O FUSCA é um programa do eixo de cultura da Coordenação de Extensão Comunitária da UNIFACS – Universidade Salvador, que tem como objetivo incentivar, promover e realizar atividades de arte e cultura, não apenas no âmbito da Universidade, mas também em espaços públicos, culturais e pontos de cultura de Salvador. O programa é realizado semestralmente, desde 2015, pela Universidade e integra os projetos desenvolvidos pelos professores e alunos dos mais diversos cursos oferecidos pela instituição, além de parceiros e colaboradores voluntários.

A UNIFACS faz parte da rede Laureate Internacional Universities e da Laureate Education, Inc., certificada B Corp™. Em abril, a Universidade recebeu o Selo da Diversidade, um projeto de promoção da igualdade e atenção à diversidade na forma da empregabilidade, entregue pela Prefeitura de Salvador.

Serviço:
Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte (FUSCA)
Data: de 1 a 4 de junho (quinta-feira a domingo)
Horário: das 9h às 22h
Local: Santo Antônio Além do Carmo
Entrada franca