DIV.A 2013 : Rio de Janeiro recebe a 5ª edição da mostra Diversidade em Animação

Sem categoria
3 de abril de 2013
por Genilson Coutinho

De 18 a 28 de abril de 2013 acontece o DIVERSIDADE EM ANIMAÇÃO (DIV.A) no Centro Cultural Justiça Federal. O DIV.A completa 5 anos e apresenta: mostra internacional de animação, estreias, programas especiais de filmografias de animadores importantes na cena mundial, retrospectivas, festas e intervenções. A ilustração do DIV.A 2013 é uma criação do italiano Jacopo Dronio.

O programa especial BARRY PURVES – SOB A PELE reúne os filmes de um dos animadores mais aclamados do mundo, o inglês Barry Purves, que recebeu 60 grandes prêmios internacionais, incluindo o Grand Prix, Melhor Diretor, Melhor Filme, e nomeações no Oscar e no BAFTA. O animador brasileiro Luc Figueiredo vai estar presente durante o DIV.A 2013 para apresentar a sua seleção viril de filmes, e falar sobre a produção da sua animação mais recente, o UFGay, destaque do especial AMINOÁCIDOS. As animações de Richard James (Reino Unido) têm fortes influências do esporte e da moda, e se cruzam no especial DICKIES SHORTS.

As estreias estão na MOSTRA INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO LGBT do DIV.A 2013. E para comemorar os cinco anos do festival no Brasil, as animações premiadas e as melhores de 2009, 2010, 2011 e 2012 serão exibidas na retrospectiva DIV.A 5 ANOS.

O INTERVENÇÃO DIV.A é o novo espaço do festival que irá apresentar sessões com os djs ASC, LEXX e Vino conectados com a projeção de animações LGBT que rompem as fronteiras e os sentidos do cinema tradicional. E mais tarde tem FESTA: ULTRALOVECATS (19/04 no Espaço Acústica), X-TUDO (24/04 no Galeria Café) e ACHADOS & PERDIDOS (26/04 no TV Bar).