Distribuidora Cult Classic lança filmes clássicos do cinema LGBT em formato DVD

Genilson Coutinho,
26/05/2012 | 09h05

A distribuidora Cult Classic coloca no mercado no mês de junho mais duas preciosidades do cinema LGBT.

Para o lançamento do dia dos namorados foram selecionados os pioneiros e norte-americanos, “Algo Muito Natural” (1974), único trabalho do diretor / produtor / roteirista Christopher Larkin, e “Parting Glances” (1986), também único filme do diretor / roteirista / montador Bill Sherwood (falecido em 1990).

A distribuidora sempre traz títulos clássicos e/ou memoráveis da filmografia ocidental de recorte LGBT.

Fique por dentro dos filmes

O primeiro foi revolucionário à época por mostrar sem caricaturas e melodramas a tentativa de relacionamento entre dois homens, no caso o jovem ex-seminarista David (Robert McLane), em busca de compromisso, e Mark (Curt Gareth), apaixonado, mas aberto a aventuras. O registro se deu numa Nova York pós-Stonewall, incluindo cenas da Parada Gay de 1973.

“Parting Glances” foi um dos primeiros longas a registrar o impacto da Aids na comunidade gay, em pleno governo conservador do presidente Ronald Reagan, com trama sobre casal residente em Nova York em crise na relação (interpretado por John Bolger e Richard Ganoung) e que convive com um círculo excêntrico de amigos, entre eles Nick (Steve Buscemi, que conquistou carreira em Hollywood), que está aprendendo a viver com o vírus HIV. O filme é referência constante quando se fala numa forma queer de fazer cinema.

Algo Muito Natural

De Christopher Larkin

Com Robert McLane e Curt Gareth

80 min

R$ 29,90

Parting Glances – Olhares e Despedidas

De Bill Sherwood

Com Richard Ganoung, John Bolger e Steve Buscemi

90 min

R$ 29,90