Diretora do Museu da Diversidade Sexual ganha prêmio por promoção à diversidade

Redação,
19/09/2023 | 11h09
Diretora do Museu da Diversidade Sexual, Marisa Bueno (à esquerda), juntamente com a idealizadora da Feira Cultural de Caieiras, Carla Baker (à direita). (Foto: arquivo pessoal)

Aconteceu em Caieiras, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, a 5ª edição da Semana Cultural e Esportiva LGBTQI+. Na ocasião, Marisa Bueno, diretora do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebeu o Troféu Amigos da Diversidade, uma honraria concedida àqueles que se comprometem com a promoção da diversidade, inclusão e respeito pelos direitos humanos.

A Feira Cultural é dedicada à celebração da diversidade cultural e da igualdade. Ela conta com a colaboração de artistas locais, expositores e atividades interativas, criando assim um espaço acolhedor para que a comunidade possa se unir e compartilhar experiências enriquecedoras.

No palco, Marisa Bueno e outros ganhadores do Troféu Amigos da Diversidade (Foto: arquivo pessoal)

“É uma honra para o Museu da Diversidade Sexual receber este prêmio de uma instituição tão importante e com atuação tão séria, bonita e comprometida com a comunidade, como as regionais LGBTQI+ da Associação Plurais. Isso é algo marcante e de grande orgulho para nós”, afirma Marisa.

O evento é idealizado por Carla Baker, importante figura para a comunidade e cena cultural de Caieiras. Baker é bacharel em Direito, fundadora da ONG LGBTQI+ Regional e responsável pela Associação Plurais. “É uma grande satisfação ter a Marisa Bueno em dois eventos importantes que promoveremos neste mês de setembro. A presença dela é um meio de inspiração para aqueles que compartilham dos mesmos ideais e valores”, afirma Carla.

Sobre o MDS 

O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual.

A instituição é destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+ (contemplando a diversidade de siglas que constituem hoje o MDS) e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIAPN+, que se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Atualmente, o MDS passa por uma reforma de ampliação da sua sede, na estação República do metrô, em São Paulo. Com isso, a unidade terá melhor infraestrutura para abrigar exposições, mostras e demais ações educativas do Museu, alcançando um público ainda maior.

Sobre o Instituto Odeon 

Atualmente o Museu da Diversidade Sexual é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social que tem como missão promover gestão e produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade.

O Instituto Odeon existe para trazer mais cultura para as cidades e mais arte para as pessoas. Quer transformar a percepção do público sobre museus e eventos culturais, trabalhando em direção a um país que promove a expressão da arte, expande o acesso ao que é produzido e leva a sério seu legado cultural.