Diretor Matt Brown leva para a telona a história do livro O Homem Que Viu o Infinito

Cinema, No Circuito
25 de julho de 2016
por Genilson Coutinho

Após ler o livro O Homem Que Viu o Infinito (The Man Who Knew Infinity, UK, 2015) escrito por Robert Kanigel, o diretor Matt Brown (Ropewalk, London Town) resolver levar para o cinema a história real da genialidade do matemático indiano Srinivāsa Aiyangār Rāmānujan, estrelado por Dev Patel (Quem Quer Ser Um Milionário?). Mesmo sem formação acadêmica, Rāmānujan contribuiu definitivamente em diferentes áreas da matemática. Mas para isso, ele contou com a amizade de seu professor G. H. Hardy, interpretado por Jeremy Irons (Reverso da Medalha). O filme estreia no Brasil no dia 15 de setembro.

Para ser o mais fiel possível ao livro, Brown se reuniu por longas horas com Kanigel, levando a uma amizade duradoura. Para escrever a obra, Kanigel viajou para Inglaterra e Sul da Índia, vivenciando cada lugar por onde Rāmānujan passou, entrevistando inclusive a viúva do gênio indiano. Portanto, as locações do filme também foram autênticas, sendo realizadas gravações na própria Trinity College, em Cambridge, na Inglaterra, e no Sul da Índia. Toda a equipe de produção comandada por Joe Thomas se preocupou com os mínimos detalhes para transformar os lugares em reais da época em que a história se passa.

O elenco do longa conta também com Malcolm Sinclair (007 – Cassino Royale), Stephen Fry (Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras) e Toby Jones (Capitão América 2 – O Soldado Invernal).