Notícias

Diana Zurco é 1ª trans a apresentar telejornal na Argentina

Genilson Coutinho,
27/03/2020 | 17h03
Jornalista trans Diana Zurco (Reprodução)

Diana Zurco, de 40 anos, tornou-se a primeira mulher transexual a ser apresentadora de telejornal na Argentina. A jornalista integra a equipe do TPA Notícias, exibido diariamente às 20h00, na Televisão Pública, a rede do governo. Antes de estrear diante das câmeras, este mês, ela trabalhava em rádio e quase ninguém conhecida seu rosto.

https://www.instagram.com/p/B9hdmQigiWv/?utm_source=ig_embed

Agora o anonimato acabou. Diana passou a ser reconhecida nas ruas. A âncora usa transporte público. Sai de sua casa, em Hurlingham, cidade na Grande Buenos Aires, e pega ônibus, trem e metrô para ir e voltar do trabalho. No caminho, recebe elogios de telespectadores e até pedidos de selfies. “Sou uma operária da comunicação, e não uma estrela da TV”, diz.

A apresentadora em dois momentos no estúdio do principal telejornal noturno da Televisão Pública da Argentina Foto: Reprodução

A apresentadora espera que sua ascensão na TV marque o início de um processo de evolução na sociedade “patriarcal e machista” da Argentina. “Uma pessoa trans em um telejornal não deveria ser histórico nem gerar notícia”, afirma. “Mas hoje precisa ser novidade para que amanhã não seja mais. É um processo de mudança social e cultural. Há transformações que são inevitáveis.”