Diadorim distribui 100 camisetas para 11ª Parada do Orgulho Gay da Bahia

Sem categoria
7 de setembro de 2012
por Genilson Coutinho


Envolvido ativamente, desde 2006, com a promoção de atividades durante a Parada Gay da Bahia, o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidades (Nugsex Diadorim), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, se prepara para a 11ª edição do evento, que acontece no próximo domingo (9).
Neste ano, o núcleo está distribuindo 100 camisas temáticas sobre enfrentamento à violência homofobica (foto home), projeto financiado pelo Ministério da Educação (MEC), e vai colocar ainda, pela sexta oportunidade, o trio elétrico da universidade nas ruas do centro antigo de Salvador onde acontecerá o desfile do evento.
“Nesta edição da parada, vamos colocar novamente em prática as ações sociais da UNEB, no que diz respeito à promoção de políticas públicas e de iniciativas de enfrentamento à violência homofóbica em todo o estado”, destaca o coordenador do Diadorim, Marco Martins.
Segundo o coordenador, “nossa expectativa é de que os estudantes, professores e funcionários da UNEB, além de participarem da parada, vistam-se contra a homofobia durante o percurso do trio na parada”. Ele reforça: “O bloco não é do Diadorim, mas sim da universidade”.
“A homofobia está fora de moda”
Com o tema Protesto, cultura e diversão em Salvador, capital da alegria, a 11ª Parada Gay da Bahia reserva em sua programação seminários, peças de teatro, shows, concurso do Mister Gay e Miss Bahia Gay, feira cultural e de negócios.
As atividades tiveram início desde o último sábado (1º) e continuam até domingo, com o desfile dos trios elétricos.
“Participamos desde a edição de 2006 da parada. A educação para o combate à homofobia ainda se faz necessária e urgente. A homofobia está fora de moda. Respeito ao outro é preciso”, ressalta Marco Martins.
Coordenada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a Parada Gay, que objetiva promover a discussão sobre os direitos da comunidade LGTB, tem atraído milhares de pessoas às ruas a cada edição.