Música

Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+: Linn da Quebrada e Bia Ferreira conversam sobre identificação através da arte

Genilson Coutinho,
25/03/2021 | 10h03
Foto: Globo/ Fábio Rocha

Será que o nosso futuro é coletivo e diverso? Conseguimos nos ver como uma comunidade além de uma sociedade? Quais são os passos para chegarmos até lá? No quinto episódio do podcast Nos Encontramos Na MúsicaSarah Oliveira conversa com duas artistas que utilizam a arte para promover uma mudança efetiva na sociedade, formando elos, comunidades, criando identificação e trazendo visibilidade para as pessoas negras e a população LGBTQIA+.

As convidadas do programa, intitulado “O Poder da Comunidade Plural“, são Bia Ferreira, cantora, instrumentista e compositora, artista que tem um trabalho guiado pela luta anti-racista e, através da música, mostra que a informação é a maior tecnologia de sobrevivência para pessoas pretas e LGBTQIA+, e Linn da Quebrada, cantora, atriz, roteirista, apresentadora e filosofa, que carrega em sua arte o ativismo social pelos direitos civis da população LGBTQIA+ e negra. Na conversa, as artistas debatem com a comunicadora Sarah Oliveira a importância das redes de afeto, da reflexão, da empatia e do senso de pertencimento para tornar a comunidade um espaço de real evolução.

O podcast está disponível na plataformas de streaming: OUÇA AQUI

“Todas nós somos artistas porque criamos o mundo ao nosso redor. E, por isso, temos muita responsabilidade com o que está sendo construído. A música constrói pontes dentro de mim e faz com que eu possa me conectar comigo mesma. A música também constrói pontes para que eu possa me conectar com quem está ao meu redor. A música me fez perceber que eu não estou sozinha. A minha rede afeto se forma, principalmente, com as pessoas que eu fui me conectando através da arte. Eu passei a entender que, entre essas pessoas que trabalham comigo, eu posso construir uma rede afetiva, efetiva, material e econômica”, explica Linn da Quebrada.

Para Bia Ferreira, a arte, além de construir comunidade, também salva vidas: “O papel da música na minha vida é a emancipação. A realização do ativismo que eu acredito. Se hoje eu posso me alimentar, é por conta da música. Se eu durmo tranquila, é por conta da forma como eu apresento a minha arte. A música é representatividade e salva vidas”. A cantora ainda salienta que a construção de um futuro possível, mais igualitário e plural, passa pela arte que está sendo feita atualmente no Brasil. “Eu me enxergo como um ser social, que pensa e propõe a transformação através de arte. A informação é o que liberta as pessoas. É a informação, o conhecimento e a história que vai fazer com que a gente não repita os mesmos erros que nos trouxeram até aqui”, conclui.

Liderado e produzido pela Virtue, agência criada a partir da Vice e responsável pela comunicação de @NaturaMusical, a série foi gravada de forma remota devido ao isolamento social provocado pelo novo Coronavírus. O programa recebe, nas cinco conversas que compõem a temporada, artistas e personalidades fundamentais para a construção e o legado da música e da cultura brasileira, como Gilberto Gil, Emicida, Rico Dalasam, Juçara Marçal, Ailton Krenak, Elza Soares, Dona Onete, entre outros.

“Nós acreditamos nos encontros – musicais e de ideias – como ferramenta para a transformação. Para nós, a cultura é fundamental para construir um mundo mais bonito, pois tem o poder de promover a pluralidade, inclusão e a sustentabilidade ao ser uma potente ferramenta de engajamento e mobilização de público” afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. “Com o podcast Nos Encontramos Na Música, vimos a oportunidade de registrar e disponibilizar algumas conversas e reflexões, para um público mais amplo, em temas urgentes e potentes”, finaliza.

Podcast Nos Encontramos na Música
Apresentação: Sarah Oliveira
Convidadas: Bia Ferreira e Linn da Quebrada
Plataformas: Spotify, YouTube, Google Podcasts, Apple Podcasts e demais agregadores
Data de estreia: quinta-feira, 25 de março
Novos episódios quinzenalmente, sempre às quintas-feiras

Ficha técnica
Título: Podcast Nos Encontramos na Música
Cliente: Natura Musical
Produto: Podcast
Agência: Virtue

Direção Criativa: Gabriel Klein e Rafael Santos
Criativo: Evandro Pimentel
Planejamento: Ademir Viana
Direção de Arte: Bianca Berti
Account: Mirella Payola
Gerência de Projeto Juliana Ribeiro e Luciana Nogueira

Roteiro: Evandro Pimentel, Marcela Ponce de Leon e Sheylli Caleffi
Direção: Sheylli Caleffi
Produção: Marcela Ponce de Leon
Edição, montagem, finalização e mixagem: Gui Dellacolletta
Apresentação: Sarah Oliveira

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de mais de 500 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento à cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, lives, festivais digitais, oficinas, conferências, residências e podcasts. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.