Dia Mundial de Luta Contra a AIDS terá programação especial em Salvador

Sem categoria
1 de dezembro de 2012
por Genilson Coutinho

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1° de dezembro, terá uma programação muito especial em Salvador, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério, Dirceu Greco, e do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. As atividades serão iniciadas às10 horas, na Associação Pracatum Ação Social, no Candeal, com a presença do músico e presidente da associação comunitária, Carlinhos Brown. Durante a solenidade, o ministro Alexandre Padilha, lança o Boletim Epidemiológico Aids 2012, com os dados atualizados da situação da epidemia do país, além de realizar as premiações do Concurso Cultural de Hepatites Virais para Manicures e Tatuadores e do Festival Internacional de Humor em DST/Aids.

Em seguida, o ministro e demais autoridades seguem para uma unidade do Fique Sabendo, no Candeal, onde realizará o teste rápido para testagem de HIV/Aids. Com essa atitude, o Padilha pretende mostrar à população que o teste é seguro, sigiloso e está disponível em toda a rede pública de saúde. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido fica pronto em 20 minutos.

A comemoração alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids prossegue continua com a gravação, na Praça das Artes, no Candeal, do “Fique Sabendo Antenado”, que será apresentado por Penélope Nova. A atração irá reunir jovens, adolescentes, artistas e celebridades para discutir temas relacionados à prevenção, diagnóstico, direitos humanos e tratamento da Aids. A tônica do programa, que terá música, dança, entrevistas, comentários e arte, é a interação, com participação ativa e crítica do público.

Fique Sabendo

O Fique Sabendo é uma ação direcionada à ampliação do diagnóstico precoce de Aids, promovida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Lançado em 2005, atua em duas frentes – em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), ambulatórios ou em locais como praças, feiras e eventos específicos.

Esse ano, governo federal está promovendo, em parceria com estados e municípios, de 22 de novembro a 1° de dezembro, uma Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis, HIV e Hepatites Virais. Dados do Ministério mostram que, das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil, cerca de 135 mil não sabem que são portadoras do vírus. .

Na Bahia

Na Bahia, no ano passado, foram notificados ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) um total de 1.146 casos de Aids, sendo 419 em mulheres e 727 em homens. No mesmo ano, foram registrados no SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), 581 óbitos por HIV/Aids.

 

Fonte: Sesab