Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, jornalista lança em SP livro sobre a doença

Genilson Coutinho,
30/11/2013 | 13h11

No próximo domingo, 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Livraria Cultura do  Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo vai receber a partir das 15h o lançamento de um livro que marca os 10 anos da Agência AIDS. “O Valor da Vida” relata a história dos irmãos Tardelli, Sérgio e Roseli, que nos ano 90 foram os primeiros brasileiros a lutar publicamente pelo direito dos portadores de HIV serem atendidos pelos planos de saúde e convênios médicos.

Com prefácio da colunista política Dora Kramer e orelha do editorialista José Nêumanne Pinto, a obra conta como, depois de árdua batalha jurídica tendo à frente a advogada pioneira Rosana Chiavassa, a família obteve o direito de Sérgio Tardelli ser atendido por seu plano de saúde, criando jurisprudência para que todos os demais portadores da doença no Brasil também passassem a contar com o mesmo benefício – que se tornou lei no País em 1999.

Depois do falecimento de Sérgio, Roseli sentiu que precisaria ir além. Teria de transformar e fazer diferença. Fundou a ONG Parceiros de Vida, com objetivo de dar apoio a pacientes portadores de HIV, por meio da arte, cultura e informação. Alguns anos depois, sentia que precisaria ir mais longe. Foi, então, que criou a Agência AIDS, com a proposta de combater o preconceito em relação à doença e de disseminar, por meio da mídia, informações sobre os direitos dos pacientes, os avanços do tratamento e as formas de prevenção da síndrome.

Hoje, o serviço informativo disponibiliza pautas diárias sobre a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis para 1.200 jornalistas, ativistas e integrantes da comunidade científica. O site recebe 1,5 milhão de hits por mês e, além do Brasil, as pessoas acessam de 50 outros países, principalmente: Portugal, Itália, China, Estados Unidos, México e Vaticano.

Para Roseli, “A AIDS é uma doença que não tem preconceitos; atinge qualquer um de nós.  As pessoas têm que ser continuamente informadas dos avanços do tratamento, mas, principalmente, dos riscos que continuamos a correr no sexo sem preservativo. Para mim, ficou claro que meu compromisso, como jornalista, seguiria em frente com a criação de uma agência de notícias exclusiva para os temas relacionados à AIDS.  Este assunto não diz respeito somente a pessoas com a HIV, seus parentes e amigos. A causa é de todos nós”.

A Agência
Em maio de 2003, depois de conseguir vitória pioneira na Justiça para que o plano de saúde arcasse com o tratamento contra a AIDS para seu irmão, a jornalista Roseli Tardelli criou a Agência de Notícias da AIDS.  Seis anos depois, com a agência já consolidada e reconhecida, a jornalista implantou a Agência Sida, em Moçambique.

Roseli Tardeli nasceu e vive em São Paulo. É jornalista, apresentadora, produtora cultura e ativista. Trabalhou em importantes veículos de comunicação, como Rádio Eldorado, jornal O Estado de S. Paulo e TV Cultura.

“O Valor da Vida, 10 anos da Agência AIDS” – Roseli Tardelli
Editora Senac São Paulo
R$ 25
171 páginas
Livraria Cultura Conjunto Nacional: Avenida Paulista, 2073