Dia Mundial de Combate às hepatites virais é tema de sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador nesta terça-feira (28)

Comportamento, Saúde, Social
28 de julho de 2015
por Genilson Coutinho

hepatites_virais1

Nesta terça-feira (28), se comemora o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, enfermidades que atingem o fígado e podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Estabelecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde para alertar a população sobre os riscos e cuidados com estas doenças, a data é uma homenagem ao aniversário do ganhador do prêmio nobel de 1976, professor Baruch Samuel Blumberg, que descobriu o vírus da Hepatite B.

Nesta terça-feira, às 9h, a Câmara de Vereadores de Salvador vai promover uma sessão especial, que contará com a participação do médico hepatologista Dr. Raymundo Paraná. “Os tipos B e C são os mais comuns e atingem cerca de três milhões de brasileiros. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento, uma vez que as doenças são assintomáticas (não causam dor e nem desconforto)”, explica Dr. Paraná.

A hepatite C é responsável hoje por cerca de 50% das indicações de transplantes de fígado no Brasil como também até 70% dos casos de câncer de fígado no Brasil. Em agosto, novos tratamentos da doença serão incorporados ao Sistema Único de Saúde, com chance de cura entre 95% e 100% dos pacientes.

Dr. Raymundo Paraná

Médico hepatologista e professor titular da faculdade de medicina da UFBA e de Hepatologia Clínica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É também chefe da Enfermaria de Hepatologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia – HUPES-UFBA.