Dia Internacional da Dança será celebrado com debate nesta segunda-feira 29 ,no TCA

Sem categoria
29 de abril de 2013
por Genilson Coutinho


Nesta segunda-feira 29, Dia Internacional da Dança, às 20 horas, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), será realizado o encontro Festivais e Mostras de Dança: Trajetórias e Impactos na Sociedade. O debate, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), vai reunir representantes de importantes eventos de difusão da dança na Bahia, com o objetivo de provocar produtores, classe artística e público interessado a refletirem sobre a relevância destas ações no estado e como elas se refletem no setor. A entrada é franca.
Os convidados são envolvidos com seis diferentes projetos: o AbriU Dança na Bahia, que propõe conexões e ações formativas para profissionais da área; o Dançando nossas Matrizes, que promove espaços de discussão sobre formação, produção artística, memória e políticas públicas voltadas para as danças afro; o Festival de Dança de Itacaré, cuja programação busca um diálogo entre as danças da região e a dança contemporânea, valorizando os grupos do interior e litoral do estado e contribuindo com a formação e profissionalização de jovens artistas; o Festival Internacional VIVADANÇA, que, em sua sétima edição, reúne artistas, companhias, pesquisadores e outros profissionais do Brasil e do mundo, para apresentar e discutir as produções contemporâneas de dança; o Interação e Conectividade, que, desde 2006, atua na relação entre dança e outras linguagens, buscando abarcar diferentes aspectos da criação coreográfica; e a Plataforma Internacional de Dança, que realiza ações contínuas para promover vínculos entre cidadãos através da vivência da dança, reconhecendo-a como parte fundamental da cultura.

MÊS DA DANÇA NA BAHIA – Comemorando a data festiva durante todo o mês de abril, a FUNCEB promove ações não apenas para celebrar a arte da dança, mas também para dar visibilidade ao trabalho que se é produzido continuamente por artistas e profissionais do setor. Uma ação fundamental neste sentido é a AgenDANÇAbril, que, desde 2007, contribui para divulgar a programação de dança que se apresenta nas cidades baianas no período. Nesta 7ª edição, desta vez em formato virtual, o que amplia sua acessibilidade, a AgenDANÇAbril está no ar em www.fundacaocultural.ba.gov.br/agendancabril.

Data: 29/04/2013
Horário: 20:00
Valor: Gratuito

(Foto: Isabel Gouvêa)