Dia do Samba reunirá nove blocos no Pelourinho nesta sexta-feira (2)

Sem categoria
30 de novembro de 2011
por Genilson Coutinho

“Oh Bahia, Bahia que não me sai do pensamento”. A memorável canção “Na Baixa dos Sapateiros”, composta por Ary Barroso e eternizada por Carmem Mirada, foi um dos motivos que levou a criar na Bahia o Dia do Samba. A data, que começou a ser comemorada aqui no estado, ganhou território e hoje é festejada em todo o país. E para marcar tão célebre momento, é que oCentro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) em apoio ao UneSamba, reunirá nove blocos de samba no Largo do Pelourinho, nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, a partir das 19h.

Nomes como Nelson Rufino, Compadre Washington e Beto Jamaica se reunirão a outros artistas para comemorar o festivo dia. Para Vadinho França, presidente do Bloco Alvorada, a festa é originalmente baiana. “A primeira homenagem ao samba ocorreu aqui no Centro Histórico. Para nós é uma honra ter iniciado todo o processo e participar desse momento glorioso aqui no Pelourinho”, pontua. Além do Alvorada, quem passar pelo sítio histórico poderá conferir também os shows dos blocos Alerta Geral, Reduto do Samba, Proibido Proibir, Pagode Total e Tempero do Samba.

História. A data foi criada por um vereador baiano em homenagem a Ary Barroso. O compositor que, apesar de ter escrito “Na Baixa dos Sapateiros”, nunca havia vindo à Bahia. O 2 de dezembro foi escolhido para a festa porque foi o dia em que Ary visitou o estado. O evento se espalhou por todo o país transformando-se em uma comemoração nacional e já está na sua 40º edição.

 

SERVIÇO

O quê: Dia Nacional do Samba com Bloco Alvorada, Alerta Geral, Reduto do Samba, Proibido Proibir, Pagode Total, Arnaldo e Tempero do Samba, Beto Jamaica, Washington e Nelson Rufino.

Onde: Largo do Pelourinho

Quando: 02 de dezembro l a partir das 19h

Quanto: Gratuito

O quê: Cultura Popular

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quando: 02 de dezembro l a partir das 19h

Quanto: Gratuito

 O quê: Bom Pagode

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: 02 de dezembro l a partir das 19h

Quanto: Gratuito

O quê: Os Negões

Onde: Largo Quincas Berro d’Água

Quando: 02 de dezembro l a partir das 20h

Quanto: Gratuito