Dia do Samba e festejos de Santa Bárbara são alguns dos preparativos para o verão 2012 no Pelô

Sem categoria
2 de dezembro de 2012
por Genilson Coutinho

“Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”. Esta canção, de autoria do saudoso soteropolitano Dorival Caymmi pode muito bem ser usada como para o Dia do Samba (02/12). A programação cultural para este mês de dezembro apresentará também a tradicionalFesta de Santa Bárbara, celebrada no dia 04/12. As atrações são promovidas pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA.

Criado em homenagem a Ary Barroso, compositor da música “Na Baixa do Sapateiro”, o Dia do Samba, comemorado no dia 02 de dezembro, encherá de alegria os largos do Pelourinho, a partir das 14h30 do próximo domingo. No Largo Pedro Archanjo, se apresentarão os grupos Bom Pagode, Fora da Mídia, Movimento Seja Você um Sambista e Grupo Botequim. Já no Largo Tereza Batista, será a vez dos grupos Cultura Popular, das cantoras Claudia Cos’tta (Cortejo Afro) e Malú Soares e do grupo Anjo Bom. No Largo Quincas Berro d’Água, tradicional reduto do samba, se apresentarão o cantor Roque Bentenquê, as cantoras Carla Lins, Neto Balla e Gal do Beco. O Largo do Pelourinho receberá os grupos Trivial, Negros de Fé e Bambeia. No Terreiro de Jesus, quem comandará a festa será o Grupo Perfil, às 16h30. Inicialmente comemorado apenas na capital baiana, o Dia do Samba foi transformado em data nacional, devido ao apelo popular de um dos ritmos musicais mais adorados do Brasil.

Como de tradição há mais de 300 anos na Bahia, a Festa de Santa Bárbara será celebrada no próximo dia 04/12, próxima terça-feira. Patrimônio imaterial desde 2008 por meio de decreto do governador do Estado, a Festa de Santa Bárbara é uma das maiores manifestações populares da Bahia, reunindo centenas de pessoas nas comemorações do Centro Histórico de Salvador. Marcada pela diversidade cultural e religiosa, a celebração mistura o sagrado e o lúdico e atrai milhões de pessoas do mundo inteiro. Os festejos no dia da santa (04/12) começam já às 5h da manhã com uma grande queima de fogos. Às 8h30 uma missa campal será realizada no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Após o término da missa, uma procissão seguirá até o quartel do Corpo de Bombeiros, localizado no bairro da Barroquinha. No dia da festa, diversos carurus são servidos todos os anos, como o tradicional caruru do Mercado Santa Bárbara e o caruru promovido pelo Mercado de São Miguel e pelos Filhos de Omolú.

Quem abre a parte lúdica da festa é Jorginho Comancheiro, que se apresentará no Largo Pedro Archanjo, às 14h15. Depois será a vez do grupo Samba 17 Raízes de Santo Amaro, dos cantores Neto Bala, Aloísio Menezes e da Orquestra R Xangô, comandada pelo Maestro Reginaldo. No Largo Pedro Archanjo, se apresentarão o grupo Anjo Bom, a cantora Malu Soares e o Cortejo Afro. Já no Largo Tereza Batista, os grupos Caxambu, Nosso Ritmo e Samba Mocidade comandarão a noite. Os Grupos Catadinho do Samba, Movimento e o cantor Roque Bentenquê prestarão suas homenagens à Santa Bárbara no Largo Quincas Berro d’Água. Já no Terreiro de Jesus, a festa será comandada pela cantora Claudya Cos’tta (Cortejo Afro) e pelo grupo Áudio Mania.

Os festejos em homenagem a Santa Bárbara fazem parte da programação especial das Festas Populares da Bahia, que tem como objetivo fortalecer as crenças e a identidade cultural da população baiana. Madrinha do Corpo de Bombeiros, padroeira dos mercados e, no sincretismo religioso, Iansã, rainha dos raios e trovões, Santa Bárbara é homenageada todos os anos no Pelourinho. Desde 2008 a festa foi decretada, através do governador Jaques Wagner, como Patrimônio Imaterial da Bahia.

 

Serviço:
DIA DO SAMBA (02/12)
LARGO PEDRO ARCHANJO
Atrações:
14h30 – Bom Pagode
16h30 – Fora da Mídia
18h30 – Movimento Seja Você um Sambista
20h30 – Grupo Botequim

LARGO TEREZA BATISTA
Atrações:
14h30 – Cultura Popular
16h30 – Claudya Cos’tta
18h30 – Anjo Bom
20h30 – Malú Soares

 

LARGO TERREIRO DE JESUS
Atrações:
16h30 – Grupo Perfil

LARGO QUINCAS BERRO d’ÁGUA
Atrações:
14h30 – Roque Bentenquê
16h30 – Carla Lins
18h30 – Neto Balla
20h30 – Gal do Beco

LARGO DO PELOURINHO
Atrações:
14h30 – Trivial
16h30 – Negros de Fé
18h30 – Bambeia

FESTA DE SANTA BÁRBARA (04/12)
LARGO DO PELOURINHO
5h – Queima de fogos
8h30 – Missa Campa
9h30 – Saída da procissão em direção ao Quartel do Corpo de Bombeiros (Barroquinha)
LARGO PEDRO ARCHANJO
Atrações:
16h – Anjo Bom
18h30 – Malu Soares
20h – Cortejo Afro

LARGO TEREZA BATISTA
Atrações:
16h – Caxambu
18h – Nosso Ritmo
20h – Samba Mocidade

LARGO QUINCAS BERRO d’ÁGUA
Atrações:
16h – Catadinho do Samba
18h – Grupo Movimento
20h – Roque Bentenquê

LARGO DO PELOURINHO
Atrações:
14h15 – Jorginho Comancheiro
15h30 – Samba 17 Raízes de Santo Amaro
17h – Neto Balla
19h – Aloísio Menezes
20h30 – Orquestra R Xangô/Maestro Reginaldo

TERREIRO DE JESUS
Atrações:
16h – Claudya Cos’tta
18h – Áudio Mania

Todas as atrações serão gratuitas