Gastronomia

No Circuito

Dia do Nordestino: Pão de Açúcar oferece jornada gastronômica com produtos regionais

Genilson Coutinho,
06/10/2023 | 13h10
Foto: Divulgação

Celebrado no dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino é uma homenagem às tradições desta região do Brasil, que é conhecida por sua diversidade cultural, gastronomia e povo acolhedor. A data também é uma oportunidade para destacar a importância do Nordeste na formação da identidade nacional, bem como para reconhecer as contribuições valiosas que os nordestinos oferecem ao país. Com uma culinária diversificada e repleta de sabores únicos, é de admirar a forma como os pratos nordestinos conquistam corações de todos de Norte a Sul do país. Em homenagem ao Dia do Nordestino, o Pão de Açúcar oferta uma jornada gastronômica, explorando os ingredientes e produtos autênticos que fazem parte da base alimentar dessa região.

Conheça alguns produtos essenciais do Nordeste de marcas exclusivas do Pão de Açúcar que podem ser encontrados nas lojas de Salvador e no e-commerce da rede: 

Feijão fradinho: Popular na culinária nordestina, o feijão fradinho não é o mesmo que o feijão de corda, embora seja comum a confusão entre esses tipos. Além disso, também é importante saber que ele leva o nome de feijão verde quando não está maduro. Uma das opções mais utilizadas na culinária da Bahia, por fazer parte da típica receita do acarajé, assim como também é consumido com arroz, farofas, saladas e o famoso prato baião de dois.

Cuscuz de Milho: O cuscuz nordestino é uma paixão nacional, além de ser uma das receitas mais famosas e adoradas da região Nordeste. Conhecido especialmente pela sua versatilidade, o prato é elaborado à base de flocão de milho, sal e água, mas pode ser complementado com ingredientes diversos. No Blog do Pão de Açúcar podem ser encontradas seis dicas de acompanhamentos para o cuscuz (Clique aqui).

Rapadura: Esse doce tradicional é feito de cana-de-açúcar e é um símbolo da cultura nordestina. Seja para adoçar o café ou para fazer sobremesas regionais, a rapadura é um ingrediente indispensável e está entre os produtos fornecidos através do Programa Caras do Brasil.

Farinha de Mandioca: A farinha de mandioca é a base de muitos pratos nordestinos. De forma geral, ela é usada como um acompanhamento essencial em muitos pratos tradicionais e é frequentemente misturada com outros ingredientes, como manteiga e/ou azeite, cebola, alho para criar a farofa que pode ser servida junto com feijão, carne de sol, peixes, frango, e uma variedade de pratos típicos da região, acrescentando textura e um sabor característico às refeições.

Charque: A carne seca, conhecida como charque no Nordeste, é um dos ingredientes essenciais em pratos como a feijoada. É também muito utilizada na criação da famosa mistura agridoce entre a carne seca e a banana da terra para rechear desde pizza a empadão. A junção dos dois ingredientes leva o nome de nordestina.

Tapioca: A tapioca ganhou o Brasil inteiro por ser uma iguaria muito apreciada e versátil. Ela é frequentemente utilizada como uma alternativa ao pão e pode ser consumida de diversas maneiras, mas o uso mais comum é para fazer beiju ou tapioca, e também a crepioca. Não há limites na hora de compor o recheio, vai desde os mais simples aos mais elaborados.

O Pão de Açúcar celebra a riqueza da cultura nordestina e busca proporcionar aos clientes a oportunidade de explorar esses sabores incríveis.