Dia da visibilidade lésbica será comemorado em Recife

Comportamento, Social
21 de agosto de 2017
por Genilson Coutinho

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado na terça-feira, dia 29 de agosto, mas o Instituto Boa Vista (IBV) organização não governamental que desenvolve o Projeto Cidadania LGBT se antecipa e promove sábado (26) no Santo Bar, a partir do meio-dia, a Feijoada Delas – um evento dedicado as lésbicas. A feijoada terá um valor simbólico de R$ 5,00, mas a mulherada e seus amigos terão doses de vodcas grátis e irão se divertir com o set da DJ Danic – residente da pista Brasil da boate Metrópole.

A programação também contará com uma Roda Livre sobre o tema ‘Visibilidade Lésbica’. Os debates irão girar em torno das políticas públicas direcionadas as lésbicas; a falta de divulgação e fornecimento de insumos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis destinadas as mulheres que fazem sexo com mulheres, como preservativos específicos, dedeiras e toalhinhas para sexo oral. Também serão abordadas questões sobre os efeitos na saúde mental das lésbicas que diariamente enfrentam a misoginia, o sexismo e a lesbofobia nas mais diversas esferas – seja no trabalho, ambiente doméstico e espaços de sociabilidade.

O debate terá a participação de Rivânia Rodrigues (Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco); Iris Silva (Coordenação de Políticas LGBT de Pernambuco); Maria Daniela (Nova Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco) e Amanda Dias (Produtora Cultural e empresária), sendo mediado pela psicóloga Verônica Morais, do Instituto Boa Vista.

De acordo com o sociólogo Acioli Neto, Coordenador do IBV, é muito importante discutir os efeitos da lesbofobia na sociedade, responsável pela violência, preconceito, hostilidade e negação da mulher lésbica. “tais efeitos resultam na violação cotidiana dos direitos das mulheres lésbicas”, afirmou. “É importante que todas compareçam neste evento do IBV e façam valer a sua voz”, completou Acioli.

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi instituído a partir do Seminário Nacional de Lésbicas, ocorrido em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi do Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).

SOBRE O INSTITUTO BOA VISTA – O Instituto Boa Vista funciona na Rua das Ninfas, 84-A, ao lado da boate Metrópole, de segunda-feira a sexta-feira das 14h às 20h. As visitas podem ser agendadas no número: (81) 3072-9799. O IBV tem à disposição da população LGBT atendimento especializado por uma equipe composta por advogados, psicólogos, assistentes sociais e agentes de direitos humanos. O público tem acesso a serviços como apoio psicológico e social, além de orientação e encaminhamento jurídico para os casos de homofobia e mudança de nome civil – este direcionado exclusivamente para as travestis e transexuais.

SERVIÇO

FEIJOADA DELAS E RODA LIVRE –VISIBILIDADE LÉSBICA

SÁBADO, 26 DE AGOSTO, A PARTIR DO MEIO-DIA

SANTO BAR, RUA DAS NINFAS, 84-A, BOA VISTA, RECIFE (PE)

VALOR DA FEIJOADA – R$ 5,00 (SIMBÓLICO)

DOSES GRÁTIS DE VODKA COM SABORES VARIADOS.

ATRAÇÃO: DJ DANIC – RESIDENTE DA PISTA BRASIL DA BOATE METRÓPOLE.