Dia da Baiana é celebrado na Campanha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Comportamento, Social
25 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho
A data 25 de novembro é marcada por duas importantes celebrações para as mulheres da Bahia: o Dia da Baiana de Acarajé e o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
Com intuito de celebrar as duas datas, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM) realizarão amanhã (25), a partir das 9h, na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, uma ação alusiva à campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
No local, será realizada a missa das Baianas e haverá distribuição de material informativo sobre o Feminismo Negro, Novembro Negro e 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcará presença na ação, que faz parte da campanha, que teve início no último dia 20 de novembro.
A campanha é uma mobilização mundial, que acontece anualmente, realizada entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, e que no Brasil, tem início antecipado para 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, configurando os 21 Dias de Ativismo, e consiste na luta pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.